sexta-feira, 22 de abril de 2016

ENCONTRADO O MAIS LONGO TÚNEL PARA TRÁFICO DE DROGA ENTRE CALIFÓRNIA E MÉXICO

Lusa 21 Abr, 2016, 14:48 | Mundo

As autoridades norte-americanas descobriram o que acreditam ser o túnel mais longo de sempre usado para o tráfico de droga entre o México e a Califórnia, foi hoje anunciado.

O túnel estende-se por mais de 700 metros, contém um elevador, luzes, carris e um sistema de ventilação, declarou quarta-feira o procurador-geral do distrito sul da Califórnia.

A estrutura liga uma casa situada em Tijuana, México, a um lote comercial em Otay Mesa, na Califórnia, até uma saída com menos de um metro de diâmetro, escondida por um contentor do lixo.

Os agentes federais dos EUA encontraram fardos de marijuana no túnel e escondidos no contentor do lixo.

No total, as autoridades apreenderam mais de 6,3 toneladas de marijuana e mais de uma tonelada de cocaína durante as buscas e foram detidas seis pessoas em San Diego, EUA, na sexta-feira.

"Poucos suspeitariam que traficantes moviam múltiplas toneladas de cocaína e marijuana com valores estimados em dezenas de milhões de dólares de uma forma tão modesta, através de um buraco para coelhos no chão, visível para toda a gente à volta dele," declarou a procuradora geral Laura Duffy.

Há seis meses, as autoridades de ambos os países desmantelaram outro túnel utilizado para o tráfico de drogas.