terça-feira, 1 de setembro de 2015

VICE PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA DEFENDE INTENSIFICAÇÃO DA INTEGRAÇÃO DAS ACTIVIDADES ECONÓMICAS EM ÁFRICA

LUANDA, Angola, August 28, 2015/ -- O Vice Presidente da República, Manuel Vicente, afirmou esta quinta- feira, no fórum ÁfricanCaucus, que não há desenvolvimento sustentável inclusivo com pobreza.


Manuel Vicente, ao proferir o discurso de abertura em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, na reunião dos Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais Africanos junto do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional referiu igualmente que os países africanos devem ter uma visão mais abrangente, integrada de diversificação da economia baseada em cadeias de valor, nacionais e regionais em sectores que podem ter condições para competir.

“Na verdade, temos de acrescer mais valor aos nossos recursos, seja nas actividades directamente produtivas, seja através de infra - estruturas e actividades complementares ou de suporte como, por exemplo, os sistemas de transporte e telecomunicações ou sistemas bancário e financeiro gerando polos integrados de desenvolvimento”.

De acordo com um Relatório sobre Competitividade em África, publicado este ano a fraqueza das infra-estruturas é um dos factores explicativos da fraca diversificação e débil competitividade da economia em África.

Perspectivas económicas regionais, transformação económica e diversificação, combate aos fluxos financeiros ilícitos para melhorar a mobilização de recursos internos, salvaguardas ambientais e sociais: consultas aos governadores são os painéis em discussão para o dia de abertura do encontro.

O fórum junta mais de dezanove Ministros das Finanças e catorze Governadores dos Bancos Centrais em representação de cerca de quarenta países africanos, incluindo Angola.

O Caucus Africano, é um fórum criado como antecâmara das Assembleias Anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, com o objectivo destas entidades discutirem o Memorando a ser apresentado à reunião de alto nível das Instituições de BrettonWood

O Caucus Africano foi criado com o objectivo de se evitar que na Assembleia Anual do FMI e BMl, os Governadores Africanos apresentem de forma isolada, os problemas económicos e financeiros que afligem os respectivos países.

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Ministérios das Finanças de Angola.

SOURCE 
Ministry of Finance of Angola