quinta-feira, 20 de novembro de 2014

COMUNICADO DE IMPRENSA DA UNIÃO EUROPEIA: INAUGURAÇÃO DA IV EDIÇÃO DO FÓRUM "CACHÉU CAMINHO DOS ESCRAVOS"

A Delegação da União Europeia junto da República da Guiné-Bissau e a ONG guineense "Acção para o Desenvolvimento" assinalam a inauguração, no dia 20 de Novembro de 2014, da quarta edição do Fórum “Cacheu, Caminho de Escravos”, que terá lugar na cidade de Cacheu até 22 de Novembro.

O Fórum "Cacheu, Caminho de Escravos é realizado no âmbito do projecto homónimo financiado pela União Europeia.O Fórum tem-se revelado como um espaço de debate e de redescoberta da história, assim como de expressões culturais e artísticas, das gentes e das terras de Cacheu e da própria Guiné-Bissau, dado o papel determinante dessa cidade no que diz respeito ao tráfico negreiro na construção da nação e
da identidade guineense. Embora ainda pouco conhecida e pesquisada, a influência de Cacheu estende-se muito para além das fronteiras guineenses, estando presente noutros países africanos, nas Américas e nas Caraíbas.

A quarta edição do Fórum contribuirá para enquadrar o património histórico da cidade e impulsionar a preparação (do simpósio internacional previsto para Novembro de 2015), da documentação do Memorial da Escravatura e do Tráfico Negreiro de Cacheu, atualmente em construção. Historiadores e pesquisadores guineenses apresentarão doze tópicos sobre a História e a Cultura que serão debatidos por cerca de 60 participantes, incluindo representantes da comunidade cacheuense.

Graças ao Fórum, a Guiné-Bissau dará mais um passo para a apropriação da sua história em cada uma das áreas temáticas, mas também para uma melhor compreensão das ligações entre história, memória e cultura.