sábado, 29 de novembro de 2014

HIV TRANSMISSÃO

Número recorde de subvenções concedidas para 2015 por altura do 5.º aniversário do Positive Action for Children Fund

LONDRES, Reino Unido, November 28, 2014/ -- O Positive Action for Children Fund (PACF) tem orgulho em anunciar 103 subvenções para 2015, num total de 5 milhões de libras. 54 novas subvenções e 49 prolongamentos serão atribuídos para apoiar as respostas da comunidade no sentido de ajudar a pôr termo à transmissão do VIH de mãe para filho, prestando serviços essenciais às mães, às crianças e às famílias afetadas pelo VIH.

Logo: http://www.photos.apo-opa.com/plog-content/images/apo/logos/viiv.jpg

O PACF estabelece parcerias com organizações locais que trabalham para melhorar a saúde e o bem-estar das mulheres e crianças afetadas pelo VIH, e das comunidades onde vivem. Todos os projetos do PACF trabalham no sentido de reforçar os laços entre estas comunidades e os sistemas de saúde locais e os governos, para que mais famílias tenham acesso a informação, medidas de prevenção, testes e tratamento do VIH. Juntas, estas intervenções salvaguardam a saúde das mulheres e das suas famílias, num esforço por atingir os objetivos definidos no Plano Global (http://goo.gl/jDZfVi) no sentido de eliminar novas infeções entre crianças até 2015 e de manter as suas mães vivas.

Os parceiros do PACF abordam uma variedade de fatores relacionados com a transmissão do VIH de mãe para filho na sua comunidade, desde promover o acesso das mulheres e das raparigas à educação e aos serviços de saúde, à realização de testes precoces de VIH em crianças, melhorando a retenção das mães nos serviços de VIH locais. Segundo as estatísticas do Plano Global, o número total de novas infeções por VIH entre crianças foi reduzido para metade entre 2009 e 2011, em países de rendimentos baixos e médios. O Plano Global prevê que, em 2015, o número de crianças que contraem a infeção do VIH pode ser reduzido até 90% em relação à base de referência de 2009.
           
Em 2015, mais de 50 organizações estabelecerão uma parceria com o PACF pela primeira vez. Graças a estas novas parcerias, o PACF irá chegar a países que antes não tinham apoio, incluindo o Togo, Angola e a Colômbia. O seu trabalho irá estender-se a 25 países.
           
"Foi um ano compensador para o PACF, em termos da qualidade, número e cobertura geográfica das subvenções concedidas, com maior enfoque no apoio a projetos de pequena escala,” afirmou Catherine Peckham, presidente do conselho do PACF.

De entre as 103 parcerias novas e prolongadas anunciadas para 2015, aproximadamente 90 parceiros são organizações comunitárias centradas em pequenas iniciativas, o que demonstra uma tendência ainda mais forte para apoiar projetos locais. O PACF visa chegar a populações que muitas vezes se encontram em áreas rurais e que são mal servidas por instalações de saúde.

Para as organizações comunitárias que necessitam de apoio para poderem realizar o seu trabalho, o PACF presta uma assistência única no reforço de capacidades através de uma mentoria personalizada com peritos na área do VIH. Esta atenção especial permite que as organizações comunitárias reforcem e mantenham os seus programas, bem como alarguem os serviços de prevenção e tratamento do VIH, e prestem cuidados pré-natais a mais pessoas que deles necessitem.

"Apoiar projetos que causem uma mudança real nas comunidades afetadas pelo VIH é a principal razão porque a ViiV criou o PACF", declarou Dominique Limet, CEO da ViiV. "Estamos orgulhosos pelas nossas parcerias com estes grupos em todo o mundo que estão a fazer com que isto se concretize. Eles desempenham um papel verdadeiramente essencial na missão que partilhamos. A ViiV Healthcare está absolutamente empenhada em ajudar as comunidades afetadas pelo VIH e pela SIDA."

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da ViiV Healthcare.


Sobre o Plano Global e as mulheres e crianças que vivem com o VIH.

O Plano Global, lançado pela UNAIDS e pelo departamento americano do Global AIDS Coordinator, inclui dois objetivos ambiciosos para 2015: reduzir em 90% o número de novas crianças infetadas com o VIH e reduzir em 50% o número de mortes relacionadas com a gravidez entre as mulheres que vivem com o VIH.

Segundo o Plano Global, cerca de 199 000 crianças foram infetadas com VIH em 2013, menos de metade do número alcançado em 2003, quando o número de crianças infetadas pelo VIH ascendeu a 570 000. Além disso, aproximadamente 70% das mulheres grávidas a viver com o VIH receberam fármacos antirretrovirais para prevenir a transmissão de mãe para filho do VIH em 2013, quando em 2009 essa taxa foi de 33%. Com os esforços acelerados, o Plano Global prevê que o número de crianças que contraem a infeção do VIH poderá ser reduzido em 90% em 2015, em relação à base de referência de 2009.

Sem tratamento, até 40% dos bebés nascidos de mães VIH-positivas começarão a sua vida infetados, e aproximadamente metade deles morrerão antes dos dois anos de idade.


Sobre o Positive Action for Children Fund

Em 2009, a ViiV Healthcare comprometeu-se a investir 50 milhões de libras no PACF ao longo de dez anos. Agora a entrar no seu quinto ano, o PACF contribuiu com mais de 24 milhões de libras para apoiar famílias em comunidades afetadas pelo VIH. Atualmente, o PACF financia mais de 200 projetos em quatro continentes.

Os esforços do PACF estão em linha com o Plano Global da UNAIDS e com a Estratégia da prevenção da transmissão de mãe para filho (PMTCT) da Organização Mundial de Saúde, ambos os quais visam eliminar novas infeções por VIH entre crianças e manter as suas mães vivas. O PACF visa também aliviar o impacto do VIH e da SIDA na saúde das mulheres e das crianças, apoiando intervenções que envolvem comunidades afetadas, desenvolvendo a sua capacidade de participação e de liderança.


Sobre a ViiV Healthcare

A ViiV Healthcare (http://www.viivhealthcare.com) é uma empresa global especializada em VIH, fundada em novembro de 2009 pela GlaxoSmithKline (LSE: GSK) e pela Pfizer (NYSE: PFE) dedicada a produzir avanços no tratamento e cuidados das pessoas que vivem com o VIH. A Shionogi juntou-se como acionista a 10%, em outubro de 2012. O objetivo da empresa é interessar-se pelo VIH/SIDA de forma mais alargada e aprofundada do que qualquer outra empresa o fez até à data e utilizar uma nova abordagem para fornecer fármacos para o VIH novos e eficazes, e apoiar comunidades afetadas pelo VIH. Para mais informações sobre a empresa, sobre a sua Direção, portfólio, canais de informação e missão, visite www.viivhealthcare.com.

Contactos:
ViiV, questões de meios de comunicação RU/EU:  Sebastien Desprez      +44 7920 567 707
           Marc Meachem          +1 919 483 8756
GSK, questões de meios de comunicação globais:  David Daley   +44 (0) 20 8047 5502
           Melinda Stubbee        +1 919 483 2510
GSK, questões de analistas/investidores:     Ziba Shamsi   +44 (0) 20 8047 5543
           Kirsty Collins (SRI e CG)     +44 (0) 20 8047 5534
           Tom Curry      + 1 215 751 5419
           Gary Davies   +44 (0) 20 8047 5503
           James Dodwell           +44 (0) 20 8047 2406
           Jeff McLaughlin        +1 215 751 7002
           Lucy Singah   44 (0) 20 8047 2248