quarta-feira, 12 de novembro de 2014

MARROCOS FORA DA ORGANIZAÇÃO DA COPA AFRICANA DAS NAÇÕES (CAN-2015)

Marrocos recusou albergar o Campeonato Africano das Nações (CAN) do próximo ano alegando receios pela propagação do vírus da doença do Ébola que assola alguns países da África Ocidental, segundo a Confederação Africana de Futebol (CAF).
O Comité Executivo da CAF declarou, num comunicado depois da sua reunião no Cairo, terça-feira que a equipa nacional de Marrocos foi igualmente desqualificada da edição de 2015 do CAN.
Segundo o comunicado, o Comité Executivo notou a resposta do ministro marroquino da Juventude e Desportos, numa carta datada de 8 de Novembro de 2014, solicitando o adiamento do torneio.
"Esta resposta indica claramente que a Federação Real Marroquina de Futebol reiterou a sua rejeição de organizar a competição nas datas indicadas (17 de Janeiro a 8 de Fevereiro de 2015)", segundo a CAF.
"Por conseguinte, ao notificar firme e unanimemente a 3 de Novembro a sua decisão de manter a competição nas datas indicadas o Comité Executivo confirmou que o Campeonato Africano das Nações Orange de 2015 não vai decorrer em Marrocos", indicou o comunicado.
Ele declarou que o Comité de Organização do torneio "aplicará as disposições estatuárias necessárias devido a uma violação das disposições regulamentares e contratuais da Federação Real Marroquina de Futebol em Abril de 2014".
A CAF afirmou que recebeu pedidos das federações nacionais que confirmam o desejo de acolher a competição de 2015 nas datas decididas.
"Estes pedidos estão atualmente em estudo e o Comité Executivo vai finalizar a seleção da federação vencedora brevemente e confirmará o local e a data do sorteio da fase final ao mesmo tempo", indicou.
A CAF afirmou que os jogos de qualificação restantes continuarão como previstos a 14,15  e 19 de novembro para a qualificação de 15 equipas que vão juntar-se à equipa do país organizador.
O vírus do Ébola matou mais de cinco mil pessoas, maioritariamente na Guiné Conakry, na Libéria e na Serra Leoa e se propagou até os Estados Unidos e a Espanha.