sábado, 22 de novembro de 2014

UE PATROCINA COM 620 MIL EUROS LUTA CONTRA O CRIME TRANSNACIONAL NO PAÍS.



A União Europeia (UE) vai financiar com 620 mil euros um projeto de luta contra o crime transnacional - grupo ou rede organizada que pratica atividades ilícitas visando ganhos financeiros particulares, não tendo as suas atuações restritas a apenas um país - na Guiné-Bissau, «contra o tráfico de droga e de pessoas», anunciou, esta sexta-feira, a delegação da organização na capital guineense.

«O projeto Eutranscrim terá início no primeiro semestre de 2015, após aprovação por parte do Ministério da Justiça da Guiné-Bissau, com duração de 18 meses e será implementado pelo Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC)», lê-se no comunicado da UE.

A iniciativa prevê ainda a constituição de uma Unidade de luta contra o Crime Transnacional (UCT), força policial que será formada por elementos da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) e das diversas autoridades policiais da Guiné-Bissau, nas quais se incluem a Polícia Judiciária, a Polícia de Ordem Pública, a Guarda Nacional, a Guarda Fiscal e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras.

O governo guineense doou o antigo edifício do serviço de apostas Totobola Nacional para servir de sede à UCT.
O embaixador da UE no país, Joaquim Ducay, salientou «que o executivo desbloqueou o espaço em menos de 24 horas».

«Revela a vontade política clara do executivo em colaborar com a comunidade internacional na luta contra o crime transnacional», acrescentou Joaquim Ducay.

Mais: o embaixador da UE acredita que “o Eutranscrim” vai aumentar a capacidade do sistema de justiça criminal guineense para investigar os criminosos, e reforçar laços entre os órgãos da justiça criminal dos países da sub-região».

Por fim, Doménico Sanca, secretário de Estado da Ordem Pública, destacou a importância do projeto «tendo em conta que o combate ao crime organizado é uma das principais prioridades do governo este ano eleito».