"FINGUER" um equipamento pequenino, que permite o registo de impressão digital (onde se coloca o dedo indicador direito) é o grande obstáculo para o processo de recenseamento eleitoral neste momento.
Isto porque, os 150 kits da Nigéria não podem até agora ser colocados no terreno por falta deste pequeno equipamento que agora está a constituir a dor de cabeça para o governo de Rui Duarte Barros.
Para informações de que despomos, estes equipamentos já foram adquiridos e estão em FRANÇA a caminho de Dakar, donde seguirão para Bissau. O problema é quando toda esta trajetória será concluída até chegarem a Bissau.
Neste momento, todas as expetativas estão em torno do reforço dos 141 kits que estão a funcionar com os 150 da Nigéria, tendo em conta o período curto para o fim do processo (agora faltam apenas 11 dias) e o número de eleitores ainda por registar.
Dados ainda não foram divulgados, mas tudo indica que, algumas Regiões já estão muito avançadas, como é o caso de Quinara que já atingiu 80%; Biombo - 75%; Cacheu - 75%; Bafatá - 65%; Gabú - 65%.
No SAB, os Círculos Eleitorais - 24, 25 e 26 estão muito avançados, estando com alguma preocupação, a situação nos Círculos Eleitorais 27, 28 e 29 - portanto os mais populosos.
Informações sobre as Regiões de Tombali, Oio e Bolama/Bijagós ainda não nos chegaram.
BOA SORTE G-TAPE!!!!!!!!!!!!!!!!!!