quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

RECENSEAMENTO ELEITORAL

A partir de amanhã, mais brigadas vão reforçar os já existentes no terreno, sobretudo no SAB onde o G-TAPE tem situação mais preocupante.

Segundo informações, 85 brigadas, o que corresponde a 85 Kits vão ser colocados em Bissau para cobrir os seis Círculos Eleitores que ainda precisam de algum ar para conseguir chegar aos números desejados em termos de registo de eleitores.

O Círculo com maior preocupação é o CE: 29 e, vai ser onde mais Kits vão ser colocados, cerca de 24, seguido do CE: 28 com 19 Kits, CE: 25 com 18, CE: 27 com 13, CE: 26 com 06 e CE: 25 com 05 brigadas.

As Zonas com maior preocupação no interior do país também serão reforçadas com mais brigadas de recenseamento, como é o caso das Região de Tombali, Bafatá, Gabú e Arquipélago dos Bijagós.

De ressalvar que os 150 Kits que vão ser colocados agora no terreno (quando falta 1 semana para o fim do processo) são aqueles doados pela Nigéria que estão no país desde 01 de janeiro, mas que só agora finalmente, vão poder ser utilizados.

De recordar que logo com a chegada dos Kits deu-se conta que estavam em falta Tabletes de Assinatura, geradores e Impressoras para cartões de eleitor e, quando estes materiais foram conseguidos, deu-se de novo conta de que os Finguers que permitem o registo eletrônico de impressão digital não era compatível com o Software usado.

Felizmente todo o problema já está ultrapassado e a partir de amanhã, 24 de janeiro, os 150 Kits vão começar a ser colocados no terreno de forma paulatina até cobrir todo o território nacional.