JOANESBURGO, África do Sul, June 29, 2015/ -- O Facebook (http://www.facebook.com)
abriu o seu primeiro escritório em África com vista a reforçar o seu
compromisso na ajuda à comunicação entre empresas e pessoas e ao
crescimento local e regional. Com sede em Melrose Arch, Joanesburgo,
este será dirigido pela nova Diretora da empresa em África, Nunu
Ntshingila, uma veterana da Ogilvy.
O
Facebook é já uma ferramenta importante na forma como pessoas e
empresas comunicam em África. O objetivo desta abertura é apoiar o
crescimento significativo de pessoas e empresas que utilizam esta rede
social -- A população de utilizadores ativos do Facebook em África
cresceu 20%, alcançando os 120 milhões em junho de 2015, relativamente
aos 100 milhões de setembro de 2014. Mais de 80% destes acedem ao à rede
social via telemóvel.
“Somos
inspirados pelas formas incríveis como as pessoas e empresas em África
utilizam o Facebook para comunicar. Este crescimento em África resulta
de fortes parcerias com anunciantes e da excelente adoção dos nossos
produtos em todas as regiões. No primeiro trimestre de 2015, 52% do
total das receitas publicitárias veio de fora dos EUA e do Canadá. Mas
estamos apenas a começar”, explica Nicola Mendelsohn, Vice-Presidente do
Facebook EMEA.
“A comunicação móvel não é uma tendência; mas sim o desenvolvimento mais rápido alguma vez visto na área das comunicações. África é um exemplo perfeito – onde tantas pessoas comunicam exclusivamente por via móvel. Este
novo escritório é um marco significativo para o Facebook e as nossas
equipas pretendem fazer parcerias com empresas em todo o continente”,
acrescenta Mendelsohn.
“África
é importante para o Facebook e, por isso, este escritório é uma parte
crucial da nossa estratégia para expandirmos o investimento e presença
na região EMEA (Europa, Médio Oriente e África). O
Facebook já é uma parte fundamental da vida em África e, num continente
com mais de mil milhões de habitantes, queremos fazer mais para ajudar
pessoas e empresas a comunicarem.”
Ajudar ao crescimento de empresas de todas as dimensões
“O
novo escritório africano irá prestar apoio aos nossos clientes em todo o
continente. Sabemos que uma abordagem uniforme não se adequa ao
desenvolvimento de produtos e soluções que façam face às necessidades
diversificadas, e é por isso que estamos empenhados em criar soluções
personalizadas para pessoas e empresas e soluções específicas para os
mercados africanos”, sublinha Ari Kesisoglu, Diretor Regional do
Facebook MEA (Médio Oriente e África).
Kesisoglu
acrescenta: “A nossa prioridade para os próximos meses é a continuação
do trabalho que já estamos a desenvolver com alguns clientes desta
região. Vamos trabalhar ainda mais de perto com empresas e agências de
modo a entender os desafios, para que possamos criar soluções que ajudem
a expandir os seus negócios. As pessoas querem cada vez mais estar
ligadas ao mundo à sua volta e anseiam por informações sobre novos
serviços e produtos que melhorem as suas vidas. Simultaneamente, as
empresas precisam de formas mais fortes, flexíveis e menos fragmentadas
de chegar às pessoas na África Subsariana. Teremos como missão ligar marcas e clientes em África, criando valor para todas as partes envolvidas no processo.”
Nicola
Mendelsohn sublinha: “Estamos felizes por ter uma equipa de liderança a
trabalhar no continente, dirigida por Nunu Ntshingila, a nossa nova
Diretora em África. Nunu Ntshingila integrará a nossa equipa em Setembro
deste ano e trabalhará com empresas e agências em toda a região.” Ntshingila
ajudou à criação da rede da Ogilvy na África Subsariana, que abrange 27
países. Formada na Universidade da Suazilândia e na Universidade de
Morgan State nos EUA, Ntshingila ocupou igualmente cargos superiores na
Nike e no Conselho de Turismo Sul-Africano.
Mercados em expansão
O
Facebook centrar-se-á inicialmente nos seus negócios em países de
referência nas principais regiões da África Subsariana: Quénia (África
Oriental), Nigéria (África Ocidental) e África do Sul (Sul de África).
Outros países em que prestamos apoio incluem o Senegal, Costa do Marfim,
Gana, Tanzânia, Ruanda, Uganda, Zâmbia, Moçambique e Etiópia.
O
Facebook apostará parcerias com governos, operadores de
telecomunicações, agências e outras partes interessadas para fornecer
soluções localizadas a anunciantes e utilizadores em todo o continente. A
empresa continuará a dedicar-se a apresentar soluções, métricas e
formatos de anúncios à medida das necessidades dos clientes e
anunciantes no ambiente de utilização prioritária ou exclusivamente
móvel em África.