terça-feira, 23 de junho de 2015

OPINIÃO: PARABÉNS AO PODER JUDICIAL

Depois de muitos anos de desgoverno e de interferências em sectores alheios, pelos detentores de poderes políticos e militares, eis que o poder judicial começa a recuperar seu lugar, sua autoridade e sua legitimidade. Sem interferências já colocou mão na Assembleia Nacional e no Governo, podendo chegar à Presidência da República e aos demais sectores de interesse nacional.

Tudo isso são sinais claros de novos tempos na Guiné-Bissau, em que se vai dando combate à corrupção e à impunidade. Que assim se continue responsavelmente trabalhando, com imparcialidade e isenção.
As autoridades governamentais devem reforçar e melhorar as condições de trabalho, de segurança e de vida dos profissionais do sector judicial, em todo o território nacional, para que possam cumprir sus missões, a bem do desenvolvimento nacional e da moralização da vida pública.

Damos nossos parabéns aos profissionais de foro, às forças de defesa e segurança e às autoridades governamentais, pela postura de elevada responsabiliadde e isenção que têm adoptado, na maioria dos casos em que têm sido chamados a intervir.
À Procuradoria Geral da República felicitamos pelo trabalho até aqui realizado e lançamos um veemente apelo, no sentido de:
1. mandar investigar todos os casos suspeitos de corrupção e de abuso de poder praticados no país desde Abril de 2012, e agir em conformidade;
2. agir sobre todos os casos identificados de incitação à violência gratuita e de fomento de instabilidade nacional, com evidentes posturas encorajamento à desordem pública.
O país precisa de vossa proactividade e o povo agradecerá.

A afirmação do poder judicial significará a consolidação do Estado de Direito Democrático, o respeito pelos Direitos Humanos e o uso correcto da Coisa Pública. A Justiça deve ser feita em e por instâncias próprias; não por qualquer autoridade, a seu prazer.

Viva a justiça na Guiné-Bissau.
Abaixo as práticas de abuso do poder.
Bem haja o povo humilde e pacífico da Guiné-Bissau.
DP