terça-feira, 23 de junho de 2015

OPINIÃO:O NECESSÁRIO DIÁLOGO PARA A DESEJADA REMODELAÇÃO GOVERNAMENTAL

Agora que o Governo vai completar o 1º ano de exercício, é tempo de se fazer o balanço dos resultados alcançados por cada Ministério e de se passar em revista o estado da moral pública de cada um dos detentores de cargos no Governo. Um ano não é bastante para se fazer tudo quanto se ambicionou no Programa de 4 anos, mas dá para se saber quem trabalhou ou não, o que fez, que resultados proporcionou ao país e seu grau de honestidade e de competência à frente de sua equipa.

Por outro lado, com o reforço da liderança do DSP resultante dos trabalhos do seu partido no último fim de semana e conhecidos que são os casos de fortes suspeitas de práticas lesivas dos interesses nacionais, por parte de alguns membros do Governo no exercício de suas funções, mesmo antes de serem integrados no actual elenco governamental, importa que o Chefe do Governo pondere as hipóteses de uma cirúrgica remodelação governamental, integrando no team os quadros melhor qualificados em matéria de lideranças e de gestão ministerial, residentes ou não no país, mas com perfis ajustados aos desafios da modernização e do fomento de desenvolvimento com os meios disponíveis.

Para o sucesso dessa eventual e desejada remodelação, deve-se abrir vias ao Chefe do Governo para fazer as melhores escolhas, mas sobretudo deve haver um diálogo institucional bastante construtivo no seio do partido e com o Presidente da República. Deste se espera boa compreensão dos limites constitucionais dos seus poderes em matéria da formação da equipa governativa, pois o Programa do Governo votado pela maioria é do Governo e não da Presidência (nosso sistema não é presidencialista, apesar de fazermos cábulas de certos modelos e práticas de nossos vizinhos, desajustadas à nossa jurisprudência) .
Haja humildade de todos para que cada um se sinja aos limites dos poderes constitucionais respectivos, e seja feito o diálogo que melhor responde os interesses da Guiné-Bissau.

Que Deus continue iluminando e protegendo DSP, na realização da missão que lhe confiada pelo Povo.
A bem do Povo e de uma Guiné-Bissau renovada, com novo paradigma de governação em construção, a que todos deveremos esforçar por acostumar.

DP