terça-feira, 23 de junho de 2015

OPINIÃO: PRESTAÇÃO DE CONTAS

Aos nossos membros do Governo, aos responsáveis de Agências/Institutos públicos e aos Governadores das regiões, alertamos que já estamos em momento de se começar a preparar dados para prestação de contas. É importante que cada um, com sua equipa, nos informe, informe ao povo:
1. o que foi feito no seu sector até agora;
2. que resultados foram obtidos;
3. qual foi o impacto causado pelos resultados obtidos;
4. quanto dinheiro foi gasto para produzir os resultados apresentados;
5. perspectivas para os próximos tempos.
É pela prestação de contas que serão avaliados e se poderá saber quem merecidamente deve manter-se no Governo ou não.
O Progresso na Governação precisa ser medido, para que todos possamos sugerir medidas correctivas, capitalizar as conquistas e aplaudir os que se engajaram verdadeiramente, diferenciando-os dos que menos trabalharam.
Nós do lado de cá, vamos fazer visitas aos vossos escritórios e aos serviços que superintendem, para, enquanto não chegam a público as vossas avaliações (relatórios), avaliarmos aquilo que os olhos possibilitam-nos controlar: disciplina dos vossos funcionários, horários de entrada e saída, higiene e boa organização dos serviços, qualidade de atendimento público, estado de conservação das vossas instalações, dos mobiliários e demais equipamentos, etc. Para fazer isso tudo, não é necessário chamar a "Comunidade Intrernacional para dar-nos dinheiro!". Bastará fazer o pessoal da casa trabalhar.
Para que essas avaliações sejam boas, pedimos a todos os cidadãos, que procedam às suas avaliações, e enviem para publicação, suas observações.
Vamos a isso irmãos, cada um de nós deve fazer sua parte.
Terra Ranka!!!!!
E a Guiné-Bissau já está entrando na moda, por boas coisas na comunidade internacional.
Por isso, somos cada vez mais orgulhosos de ser guineenses, na Guiné e na Diáspora.
 
DP