quinta-feira, 30 de abril de 2015

NAVE ESPACIAL DESGOVERNADA ESTÁ A CAIR EM DIRECÇÃO À TERRA

A nave Progress da Agência Federal Russa que ia entregar três toneladas de mantimentos à Estação Espacial Internacional (EEI) está à deriva no espaço depois de o veículo ter falhado em abrir as antenas que permitiriam que a nave fosse navegada a partir do solo. Os problemas só começaram 8 minutos depois do lançamento, quando a nave já estava em órbita.

Para agravar a situação, a Rússia não tem um sistema de satélites globais, por isso a agência só pode tentar contactar a nave quando esta passa por cima do território russo. Até agora todas as tentativas de ganhar controlo do veículo falharam.

Originalmente o veículo era para acoplar à estação internacional ontem, dia 28, mas após os problemas terem surgidos a manobra foi adiada para amanhã, quinta-feira, dia 30, mas entretanto essa hipótese foi cancelada.

Segundo a Força Aérea norte-americana, a Progress M-27M está fazer uma volta completa sobre si a cada cinco segundos e ao seu redor bem perto estão 44 pedaços individuais de detritos, sendo incerto se pertencem à nave ou ao foguetão.

Os veículos Progress não foram feitos para sobreviverem a uma reentrada na atmosfera, sendo que no fim das suas missões incendeiam-se na atmosfera, sobre o oceano Pacífico para evitar que pequenos detritos ponham em perigo pessoas. No caso da Progress 27-M se não se conseguir ter controlo sobre a a nave, esta entrará na atmosfera durante a próxima semana num local desconhecido, podendo acontecer sobre zonas habitadas.

A perda deste veículo também põe em causa a estação espacial. Em qualquer altura a EEI tem sempre mantimentos suficientes para quatro meses, mas a perda do foguetão Antares, em Outubro de 2014, pôs pressão em todos os outros lançamentos de carga. No caso da 27-M cair, poderá haver necessidade de impor racionamento de comida a bordo e, num caso extremo, de redução do número de astronautas ou até mesmo o abandono da tripulação.

Actualmente só a agência espacial russa, japonesa e a empresa privada SpaceX fazem missões de reabastecimento à EEI. Em Outubro, a Orbital Sciences ficou impedida de fazer lançamentos depois da explosão do seu foguetão Antares e, em Fevereiro, a Agência Espacial Europeia fez o seu último reabastecimento.

 A próxima missão de carga só está programada para 19 de Junho.


Fonte: Sábado