sexta-feira, 17 de abril de 2015

DISCURSO DA MINISTRA DA JUSTIÇA



Gabinete da Ministra

Venerando Presidente do Tribunal de Contas
Venerando Vice-Presidente do STJ
Excelências,
Senhora Coordenadora do Sistema das Nações Unidas e Representante do PNUD,
Senhor Embaixador da União Europeia,
Senhor Embaixador de Portugal
Senhor Presidente da Liga dos Direitos Humanos, Caro Amigo
Senhora Presidente da ACEP, Cara Amiga,
Minhas Senhoras e Meus Senhores,

Com agrado acedemos ao convite do Observatório dos Direitos Humanos para presidir esta sessão de apresentação do 1.º Relatório Anual de indicadores de direitos humanos na Guiné-Bissau, intitulado "Observando os direitos humanos na Guiné-Bissau". Agradecendo o privilégio concedido, em representação do governo e do Ministério da Justiça, de partilhar e beneficiar, mais uma vez, neste espaço nacional de Excelência de promoção dos direitos humanos, da companhia de ilustres depositários das aspirações nacionais de melhor e maior proteção dos direitos humanos.
A dignidade humana está no centro da construção social. No entanto, nem sempre foi assim, como África sentiu dolorosamente na própria pele, talvez mais do que qualquer outro continente sujeito à colonização europeia, com o seu cortejo de estigmas recalcados que ainda hoje se fazem sentir.
Excelências,
Foi a luta, a defesa intransigente desses princípios, que animou o esforço de libertação do meu país e inspirou o seu líder, Amílcar Cabral, ainda ontem considerado, com Nelson Mandela, o maior pensador e dirigente político africano, pelo embaixador emérito da Finlândia, MikkoPyhälä, em Coimbra (cidade que conheço bem por lá ter concluído os meus estudos). O próprio Madiba, quando alguém o considerou o maior, reconheceu humildemente que não, que o maior era Cabral.
Apenas para citar um exemplo, poderia dizer que hoje está bastante na moda a igualdade de género entre homens e mulheres. Ora Cabral fazia da questão um ponto de honra, sendo o melhor exemplo o papel desempenhado por Titina Silá, que acabaria por partilhar o seu triste destino.
O reconhecimento global do Direito a ser quem somos, ao respeito pela identidade, comporta todo um leque de inalienáveis direitos conexos, como a liberdade de expressão, de associação, etc. A Guiné-Bissau obrigou-se a respeitar esses Direitos, no entanto, a reconhecida fragilidade do Estado contribui para um desconhecimento desses Direitos no seio da maior parte da população, aumentando a vulnerabilidade de grupos de risco como as mulheres e as crianças.
Minhas Senhoras e Meus Senhores,
O projeto Observatório dos Direitos na Guiné-Bissau pretende contribuir para promover uma cultura de desenvolvimento humano, favorecendo a intervenção ao nível da cidadania, monitorizando o exercício dos direitos humanos, prestando especial atenção à sinalização e diagnóstico precoce de casos de violação desses direitos. No entanto, devemos estar especialmente atentos, pois há ameaças menos evidentes, cuja subtileza em nada diminui o poder dissolvente.
Neste sentido, como responsáveis políticos, solicitamos a todas as cidadãs e cidadãos para se manterem vigilantes da governação do país, denunciando (administrativamente, publicamente ou através de qualquer meio à sua disposição, como as redes sociais) eventuais atropelos aos direitos humanos, por ação ou omissão, contribuindo para a formação de uma opinião pública forte e bem informada, a melhor garantia de um consenso nacional em termos de valores básicos da sociedade.
Mas o conceito de Direitos Humanos vai mais longe e deve ser considerado na sua indivisível multidimensionalidade, na sua interconexão e interrelação. O respeito que lhe devemos merece ser cultivado em casa, desde pequeninas e pequeninos. Mas os Direitos Humanos devem também ser abordados com a correspondente noção de Deveres, pois, como nunca será demais repetir, «a nossa liberdade acaba onde começa a do outro»: a responsabilidade inerente reconhece ao outro a possibilidade de alimentar objetivos diferentes, mas sobretudo, estruturalmente, o Direito à sua dignidade e bom nome. Cultivar os Direitos Humanos será sempre, em última análise, semear concórdia e civilidade no trato coletivo.
Excelências e Caros Concidadãos,
É sabido que a inexistência de divisão sistemática e de categorias diferenciadas na estruturação dos direitos humanos na Constituição Guineense tem a vantagem de estender à totalidade dos direitos fundamentais um regime que frequentemente engloba apenas os direitos, liberdades e garantias fundamentais e não os direitos económicos, sociais e culturais.
A única excepção advém do disposto no art. 58.º que conforma os direitos económicos e sociais, ao desenvolvimento do país e à criação progressiva pelo Estado de condições necessárias a sua realização integral – uma norma vinda da Constituição de 1973. Ora, fazer depender os direitos económicos e sociais não apenas da aplicação das normas constitucionais mas, sobretudo, dos factores económicos é uma regra acolhida pela Declaração Universal dos Direitos do Homem, no seu art. 22.º, e pelo Pacto Internacional de Direitos Económicos, Sociais e Culturais.
Permitam que me aventure a considerar bastante oportunas e úteis as áreas escolhidas como indicadores para as recolhas do primeiro ano do Observatório, na medida em que, neste período particular da história deste país, onde se volta a desejar a consolidação do Estado de Direito e o Desenvolvimento, é de particular importância obter amostragens sobre o estado ou estágio dos direitos de segunda geração, Direitos sociais, como os Económicos, Sociais e Culturais.
Como não poderia deixar de ser, da análise dos indicadores, demos uma particular atenção à Justiça, cujos dados que nos fazem chegar, constantes das tabelas, corroboram a vontade incontornável de implementação do Programa da Reforma, que toma forma em cinco Eixos, sendo um deles o Acesso ao Direito e à Justiça na Guiné-Bissau, cujas acções visam nomeadamente:
1) levar os cidadãos a adquirir um melhor e maior conhecimento dos seus direitos e do funcionamento da justiça;
2) institucionalizar mecanismos e redes de coordenação, concertação e monitoração das campanhas de sensibilização;
3) tornar a justiça mais acessível e orientada para os utentes, através de uma melhor qualidade no atendimento ao utente, maior e melhor acesso à justiça dos cidadãos mais vulneráveis e, ainda, com a implementação e funcionalização de mecanismos alternativos de resolução de conflitos.
Gostaria, para terminar, de constatar que se está a consolidar uma mudança de paradigma na forma como os países desenvolvidos encaram a promoção dos Direitos Humanos nos países em vias de desenvolvimento. Felizmente, os apoios deixaram de ser encarados como uma questão de caridade, passando a ser encarados aquilo que sempre foram: uma questão de dignidade. Os Direitos Humanos não são um favor de ninguém, são uma construção coletiva. Se estamos «condenados» a viver juntos, vamos fazê-lo com qualidade! Prefiro pensar que fomos «contemplados» com as maravilhosas diferenças que fazem a nossa diversidade!
Muito obrigada pela vossa atenção.
Carmelita Pires