sábado, 25 de abril de 2015

CARMELITA PIRES FEZ SUCESSO EM MOSCOVO! UM ORGULHO PARA TODOS NÓS GUINEENSES

Realizou-se, dia 23 de Abril, em Moscovo, a segunda Conferência Ministerial Anti-Drogas, com a participação de mais de cem países, na qual a Guiné-Bissau se fez representar pela Ministra da Justiça, Carmelita Pires.

Conferência presidida por Victor Ivanov, do Serviço de Controlo de Drogas da Federação Russa, lado a lado com Michele Leonhart, da Agência norte-americana para as drogas, a qual seria, curiosamente, demitida no mesmo dia pelo Presidente Obama. Ivanov alertou para os riscos de, em tempos de crise de liquidez, os bancos serem mais permissivos no que toca a depósitos suspeitos de configurarem lavagem de dinheiro, propondo uma política dura de confisco para os prevaricadores.

Fonte:

http://rbth.co.uk/news/2013/06/05/moscow_anti-drug_conference_brings_together_police_from_over_100_countri_26742.html
Segundo o comunicado do Secretário Geral das Nações Unidas, o tráfico de droga explora as nações frágeis, manifestando-se especialmente preocupado com a situação na África Ocidental e Sahel, onde denuncia a presença de grupos criminosos envolvidos em tráfico de drogas e no financiamento do terrorismo, citando como exemplo o caso do Boko Haram.


Fonte:
http://www.un.org/sg/statements/index.asp?nid=8569
Apesar da pequena dimensão da Guiné-Bissau e da presença de outros países lusófonos, como Angola, representada pelo seu Ministro do Interior, coube à Ministra guineense a honra de proferir o discurso de encerramento da Conferência.