Conferência presidida por Victor Ivanov, do Serviço de Controlo de Drogas da Federação Russa, lado a lado com Michele Leonhart, da Agência norte-americana para as drogas, a qual seria, curiosamente, demitida no mesmo dia pelo Presidente Obama. Ivanov alertou para os riscos de, em tempos de crise de liquidez, os bancos serem mais permissivos no que toca a depósitos suspeitos de configurarem lavagem de dinheiro, propondo uma política dura de confisco para os prevaricadores.
Fonte:
http://rbth.co.uk/news/2013/
Segundo o comunicado do Secretário Geral das Nações Unidas, o tráfico de droga explora as nações frágeis, manifestando-se especialmente preocupado com a situação na África Ocidental e Sahel, onde denuncia a presença de grupos criminosos envolvidos em tráfico de drogas e no financiamento do terrorismo, citando como exemplo o caso do Boko Haram.
Fonte:
http://www.un.org/sg/
Apesar da pequena dimensão da Guiné-Bissau e da presença de outros países lusófonos, como Angola, representada pelo seu Ministro do Interior, coube à Ministra guineense a honra de proferir o discurso de encerramento da Conferência.