sexta-feira, 17 de abril de 2015

AFRICA DO SUL: ONDA DE XENOFOBIA CONTRA IMIGRANTES FOGE DO CONTROLO DAS AUTORIDADES E JÁ COMEÇOU A PROVOCAR MORTES

Pelo menos quatro pessoas morreram esta quinta-feira, 16 de Abril, durante confrontos numa manifestação contra a xenofobia em Durban, na província de KwaZulu-Natal, na África do Sul.

Os protestos decorreram depois de casas e lojas de imigrantes, sobretudo negros, terem sido assaltadas e destruídas, no centro de Durban. Nesta zona, mais de cinco mil pessoas tiveram que abandonar as suas casas para que pudessem encontrar refúgio em espaços públicos, igrejas e mesquitas.

Esta saída começou depois de Goodwill Zweletini, rei dos Zulu, a tribo e grupo étnico mais representado na África do Sul, ter dito "façam as malas e voltem para onde vieram". "Fugimos do nosso país por causa da guerra, e agora a guerra está a perseguir-nos", comentou um imigrante, natural do Congo.

As pessoas que estão a ser vítimas da violência são maioritariamente naturais do Zimbabwe, Somália, Congo, Nigéria ou Tanzânia. "Porque estão os Zulus a matar-nos? Somos negros como eles, temos a mesma cor de pele. Somos todos africanos", comentou um dos manifestantes.

Ontem cerca de dez mil pessoas marcharam pelas ruas de Durban até chegarem ao edifício da câmara municipal. No entanto, as autoridades acabaram por aumentar as ondas de confrontos entre os manifestantes, ao dispersar a multidão com gás lacrimogéneo.

 Outros ataques também atacaram o centro de Joanesburgo, na província de Gauteng, quando ontem, vários jovens, usando pedras, obrigaram os proprietários de várias lojas a encerrarem os seus espaços comerciais.