sábado, 18 de abril de 2015

REGIÕES E SETORES INEXPLORADOS EM ÁFRICA OFERECEM OPORTUNIDADES DE CRESCIMENTO PARA AS PME LOCAIS

CAPE-TOWN, South-Africa, April 16, 2015/ -- Apesar das recentes previsões do Banco Mundial  de abrandamento do crescimento económico na África Subsariana em 2015, a região continua a ter uma das classes médias com maior crescimento em todo o mundo. Por este motivo, o continente ainda apresenta várias oportunidades que os empreendedores e as pequenas e médias empresas (PME) africanos com espírito inovador podem aproveitar.

Charles Brewer, Diretor-Geral da DHL Express da África Subsariana (ASS) (http://www.dpdhl.com), diz que um setor com boas perspetivas é o da indústria agrícola, o maior setor económico de África, que representa 15% do PIB total do continente e mais de 100 mil milhões de dólares por ano2. “Estima-se que mais de 60% das áreas aráveis e não exploradas do mundo se situem na ASS3, o que indicia que o setor ainda ofereça grandes oportunidades de crescimento.”

Outra indústria em que se verificou um crescimento significativo foi o setor bancário, que teve um grande crescimento na última década e se tornou um fator determinante no financiamento dos mercados emergentes2. Brewer diz que a classe média em ascensão e os consumidores africanos “sem banco” continuarão a impulsionar a indústria. “Outras indústrias em crescimento e que oferecem boas perspetivas para o continente são as tecnologia, bens de consumo, e telecomunicações.”

Além destas fortes indústrias, Brewer identifica cinco cidades em rápida expansão, cujo crescimento foi impulsionado por estas indústrias, e que proporcionam oportunidades para as empresas africanos:

•          Bobo-Dioulasso, Burkina Faso: É segunda maior cidade deste país e está em expansão graças ao forte crescimento dos setores alimentar e agrícola. Muitas pequenas e médias empresas estão a instalar fábricas para produzir localmente produtos, tanto para o mercado interno como para o de exportação, predominantemente fruta, cereais, algodão, óleo vegetal, sabão e outros produtos artesanais.

•          Ebène, Maurícia: Trata-se de um polo tecnológico emergente que, graças às suas infraestruturas e instalações avançadas, atraiu muitas instituições financeiras e empresas jurídicas internacionais. 

•          Mbarara, Uganda:  Mbarara é uma cidade industrial em crescimento, a 280 km da capital do Uganda, Kampala, que se situa em pleno centro da região de exploração leiteira. Graças à sua localização, clima favorável e às grandes áreas de terra livre, atraiu investidores na área do fabrico de produtos laticínios, bem como cervejeiras e empresas de bebidas que se expandiram para a zona.

•          Farafenni, Gâmbia: Situada na margem norte do rio Gâmbia, no interior, a cerca de 120 km da capital, Banjul, a cidade tem vários bancos e companhias de seguros. O seu rápido crescimento deve-se sobretudo à sua localização geográfica, na estrada principal entre Dakar e Casamance (a região sul do Senegal), e à proximidade do ferry que faz a travessia do rio Gâmbia.

•          Konza Techno City, Quénia: Tendo completado recentemente a fase de infraestruturas, a nova cidade tecnológica situa-se 60 km a sudeste de Nairobi e irá concentrar-se em quatro setores económicos; nomeadamente a educação, as ciências da vida, telecomunicações e outsourcing de serviços comerciais. Prevê-se que dê um grande impulso às despesas, ao investimento e ao crescimento da tecnologia no Quénia.

“A DHL está presente em todos os países e territórios africanos, com 37 anos de experiência em logística de entregas expresso no continente. Graças à nossa forte presença em África, estamos numa posição única para servir estas cidades e indústrias em expansão,” conclui Brewer.