terça-feira, 21 de abril de 2015

ENCONTRO DO PM COM A COMUNIDADE GUINEENSE EM LISBOA

O Primeiro-Ministro Domingos Simões Pereira, aproveitou a sua visita privada a Portugal para se encontrar com a Comunidade Guineense residente nesse país.

O encontro realizou-se na tarde de ontem (18 de Abril), no Instituto Superior de Gestão de Lisboa, e pretendia sobretudo dar conta dos primeiros meses de governação do novo elenco governativo, das principais realizações e dificuldades, da Mesa Redonda de Bruxelas. E enquadra-se num conjunto de iniciativas levadas a cabo pelo Governo para garantir a participação e inclusão da sociedade civil e da diáspora.

Num auditório completamente cheio, as actividades deram início às 16h, com a actuação de alguns artistas, nomeadamente da Karina Gomes e dos Netos di Gumbé, e da projecção de um vídeo sobre o país, intitulado “Uma Nova Cara da Guiné-Bissau”.

À sua chegada, o Primeiro-Ministro e comitiva, foram recebidos com imensos aplausos, muitas saudações, seguido de um momento solene ao entoar o Hino Nacional “Esta é a Nossa Pátria Bem Amada”.

A mesa de convidados foi preenchida pelo Primeiro-Ministro, pelo Deputado para a Diáspora Iafai Sani, pelo Encarregado de Negócios da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal Mbala Fernandes, pelos Deputados Botche Candé e Gabriel Só, pelo PCA do Grupo Lusófona Manuel Damásio e pela Antiga Combatente Tchambú Djassi.

A primeira intervenção coube ao anfitrião do espaço, o PCA do Grupo Lusófona Manuel Damásio, seguido do Encarregado de Negócios da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal Mbala Fernandes, que fez uma breve análise da situação dos emigrantes em Portugal, desde a situação dos estudantes, doentes evacuados, casos de violência doméstica, a troca da carta de condução e a coabitação entre as várias Associações Guineenses e a comunidade em Portugal.

Na sua intervenção Domingos Simões Pereira agradeceu a forte presença dos guineenses e dos amigos da Guiné-Bissau. Num discurso envolvente, salientou que todos juntos “estamos aqui para dar uma nova oportunidade à Guiné… queremos um país diferente e positivo, com orgulho no que construiu e nos seus filhos”.

Ao falar da estratégia do governo, afirmou que “em 2025 queremos uma Guiné-Bissau onde «sol na iardi»… «Tera Ranka» significa que temos que fechar o ciclo vicioso de subdesenvolvimento e pobreza, e passar para um ciclo virtuoso”.

Continuou afirmando que “na preparação para a mesa redonda juntamos todos num retiro, para reunir elementos sobre como construir uma Guiné-Bissau positiva. Reunimos com a Comunidade Internacional para dizer duas coisas: 1. Que iríamos fazer um documento estratégico para o país e não um documento apenas para a mesa redonda e 2. Para falar sobre a nossa Biodiversidade”.

Disse ainda que durante a mesa redonda estiveram presentes 70 países, dos quais 45 intervieram e mostraram a sua disponibilidade em ajudar e destes 35 deles utilizaram a expressão «Tera Ranka». Salientou ainda que mais importante que os 1,5 mil milhões prometidos pelos parceiros, foi a retoma de cooperação com vários países que haviam interrompido as suas parcerias com o país.

Num breve balanço à governação, “nos primeiros meses executamos o Programa de Urgência, estamos a cumprir o Programa de Contingência e com a recente promessa da comunidade internacional, iniciamos o nosso Programa de Desenvolvimento”. Convocou aliás todos os guineenses a trabalharem para esse desenvolvimento.

Dedicou também especial atenção à diáspora, falando do novo portal do Governo (www.gov.gw) e dos vários projectos em andamento para reaproximar a diáspora ao país.

Falou também nos melhoramentos previstos para várias embaixadas, começando por um primeiro grupo, das Embaixadas de Dakar, Lisboa, Bruxelas e Nova Iorque.

Após a intervenção do Primeiro-Ministro, abriu-se um espaço de Debate/Intercâmbio com intervenções dos líderes de várias associações e de vários presentes. Nesse intercâmbio foi possível aos emigrantes colocarem várias das suas preocupações e ouvir por parte do chefe do executivo guineense as acções já desenvolvidas, para a resolução de algumas dessas preocupações, assim como anotar outras situações para levar ao seu elenco governativo.

O encontro terminou sob o som do Hino Nacional e saudações como “Viva Guiné-Bissau, Viva Unidade Nacional”.



Notas:
*Podem ver o vídeo do encontro aqui https://www.facebook.com/gtvguinebissau ou aqui http://original.livestream.com/gtvguinebissau