segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

ÁFRICA DO SUL ORGANIZARÁ A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE O SIDA

Cidade do Cabo, 29 fev (Xinhua) – Associação Internacional de SIDA escolheu África do Sul para receber a Conferência Internacional de SIDA em Durban entre 18 e 22 de julho deste ano, a Presidência anunciou na segunda-feira.

A conferência deve juntar 13.000 delegados internacionais para falar a epidemia, disse a Presidência.
"Além das oportunidades de turismo apresentadas pelo país que acolhe esta conferência, a África do Sul vai usar esta oportunidade para marcar o progresso que fizeram na luta contra a epidemia de SIDA", disse o porta-voz da presidencial, Bogani Majola.


GUINÉ-BISSAU NA FEIRA INTERNACIONAL DE LISBOA

Bissau, 29 fev (ANG) – A Guiné-Bissau vai marcar sua presença na Feira internacional de Lisboa, (Bolsa Turística de Lisboa - BTL), que arranca dia 2 e finda dia 6 de março, na capital portuguesa, indica uma nota oficial. 

Segundo uma nota, a delegação guineense vai ser chefiada pelo secretário de Estado do Turismo e Artesanato, Malam Djaura, devendo, ja ém Lisboa,  ocupar um stand de 18 metros quadrados, para amostra do grande potencial turístico, cultural, social, económico e natural que dispõe a Guiné-Bissau.

O Ministério do Turismo e Artesanato leva na bagagem uma diversificada gama de amostras sobre o ecoturismo e  a biodiversidade, tendo as ilhas Bijagós como principal produto turístico a representar como pontos fortes. “A BTL é considerado o ponto de encontro entre Portugal e os países da comunidade da língua portuguesa.  


EXCLUSIVO: GRUPO DE COMPLOT DA AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA ATE DIA 15 DE MARÇO PARA DERRUBAR O GOVERNO DE CARLOS CORREIA

DANÇAS TRADICIONAIS EM QUELUZ

O Jornal i, em parceria com o Chão de Oliva, tem convites individuais para lhe oferecer para o espectáculo "Danças Tradicionais da Guiné-Bissau” de Os Netos de Bandim, apresentado no Teatroesfera em Queluz, no dia 5 de Março, às 16h00.

Esta 5ª edição do Periferias, que já tem expressão nos calendários dos festivais do mundo lusófono, contará com a presença de grupos vindos de vários pontos periféricos do país (Torres Vedras, Porto, Serpa e Vila Real), Cuba e países de língua oficial portuguesa, com a participação da Guiné- Bissau, Moçambique, Brasil e S. Tomé e Príncipe.
A anteceder a realização do evento e durante todo o período do festival estará patente uma exposição de danças tradicionais da Guiné-Bissau, no MU.SA – a poucos metros da Casa de Teatro de Sintra. Desta maneira, procuramos elevar cada vez mais a tradição e cultura lusófona, informando o grande público acerca da riqueza histórica das artes performativas nas comunidades de língua oficial portuguesa.
Os bilhetes são levantados na respectiva bilheteira até 20 min. antes da hora do espectáculo, sob o risco de cancelamento das mesmas.

* De 3 em 3 chamadas oferecemos um convite individual para o espectáculo “Danças Tradicionais da Guiné-Bissau”. Custo de chamada 0,60€+IVA. Ao participar aceita as condições do regulamento disponível aqui. Para esclarecimentos contacte passatempos@ionline.pt.

VÍDEO AMOR DE PAPÉ


Junto envio o vídeo "Amor de Papé em Espanhol" lançado hoje.Partilha com os teus amigos.
Um abraço
F.C.

PARA OS GUINEENSES QUE ESTÃO EM BARCELONA PATCHE DI RIMA ESTARÁ EM ACÇÃO NO DIA 5 de MARÇO

Não falte !!'

OPINIÃO: SUMA PUNTA I KA CRIME

ANTA  TOMAS (TO) BARBOSA KU TENE BA PROCESSO MANGADEL NA PROCURADORIA KE CUNA PASSA COM O SEU DOSSIE?? 
GOSSI JA MAS ELE NAO E CORRUPTO?? 
OU SUMA E STA NA KEL OUTRO LADO ? 
NOS TAN I BALOBA DI CALIKIS KU FIRIANTA SEDJA MAN PA TCHOMA BANDIDOS DI PRESIDENCIA KU SE PROCESSO RUMA NA PROCURADORIA??? 
LEBSIMENTI PASSA NE BISSAU...
MA BO LEMBRA SO KUMA BONA SAI LA..UTRUS BA BIM ENTRA..CA SE FAZ, CA SE PAGA. HHAA..KILA GORA CANA TARDA..NE BISSAU.  

SUKULUBEMBE

PACTO DE ESTABILIDADE SOLICITADO POR MIGUEL TROVOADA SÓ TERÁ SENTIDO SE O PRESIDENTE DA REPÚBLICA JOSÉ MARIO VAZ NÃO INTERFERIR NOS ASSUNTOS QUE NÃO LHE DIZEM RESPEITO

O representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Guiné-Bissau, Miguel Trovoada, afirmou «ser de relevante e especial importância estabelecer um pacto de estabilidade para resolver a crise política».

Miguel Trovoada referiu o interesse de se criarem «regras básicas de orientação e gestão» no relacionamento entre as diversas instituições guineenses e lamentou as dificuldades de relacionamento «resultantes da má interpretação particular dos dispositivos legais, apesar da Constituição guineense consagrar atribuições e competências a cada órgão de soberania». 

PRÁTICAS NEFASTAS

Bissau, 29 Fev 16 (ANG) – A Presidente do Comité Nacional para o Abandono das Praticas Nefasta à saúde da Mulher e  Criança denunciou o aumento da excisão feminina no pais,  que apesar de ser nociva à saúde humana tem sido rentável para as praticantes.

Fatumata Djau Baldé
Em entrevista a RDP/África, Fatumata Djau Baldé disse que as fanatecas que viviam dessa actividade beneficiaram de  um fundo  para em troca abandonaram tais praticas voltaram a pegar nas suas facas.

 “Essas mulheres simplesmente pegaram nesse dinheiro e usaram-no para outros fins e retomaram as   práticas que assumiram ter abandonado”, contou.

Conforme Djau Baldé, aumentou-se o número de fanatecas no país, porque outras pessoas com coragem para exercer esta prática nociva à saúde da mulher, mas sem preparação, simplesmente assumiram essa atividade sem serem originárias de uma família de fanatécas.

A prática de excisão feminina foi proibida por lei mas ultimamente um grupo de crentes muçulmanos tem estado a lutar contra aplicação dessa lei com promoções de campanhas de sensibilização das autoridades inclusive o parlamento para que a proibição seja anulada.

Segundo os Inquéritos aos Indicadores Múltiplos (MICS) , promovido pelo Governo e Nações Unidas, em 2010 a excisão feminina afectava metade (50 por cento) das mulheres da Guiné-Bissau com idades entre os 15 e os 49 anos, mas em 2014 esse nível  desceu para 45 por cento.

PALAVRAS QUE FICAM NA MENTE: " JOMAV CRIA PROBLEMA MAS GOSSI I FIRONTA KU EL. COITADI DI ZECA".

PRESIDENTE DA ORGANIZAÇÃO PEDE MAIS ATENÇÃO DE GOVERNOS E ÀS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Bissau, 29 Fev 16 (ANG) -  O Presidente do FAAPA, Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas, o marroquino Khalil Hachimi Idrissi exortou recentemente aos governos das agências de notícias membros da federação a disponibilizarem  meios necessários para o funcionamento desses órgãos de comunicação social, para depois exigirem a satisfação das expectativas que nortearam a criação das mesmas. 

Hachimi Idrssi falava na cerimonia de encerramento de uma formação sobre economia efinanças destinada à jornalistas das agências de notícias membros da FAAPA, decorrida em Raba,  de 22 a 26 do corrente. 

Reiterou  que a formação contínua de jornalistas das agências dos países membros constitui o principal eixo de actividades   da organização. 

"Na verdade, a nossa vontade é de criar uma verdadeira ligação entre nós, para demonstrar que a cooperação sul-sul pode vincar na nossa profissão", sublinhou Khalil Idrissi tendo manifestado a vontade de os laços entre as agências dos países membros serem cada vez mais consolidados. 

Idrissi, que é também Director-geral da Agência Marroquina de Notícias (MAP) anunciou na ocasião  a realização, este ano, da próxima Assembleia Geral da FAAPA, na cidade de Marakeche, em Marrocos.  

Falando no acto em nome dos formandos, Yaya Assadou Kolani,  do Togo, destacou que a FAAPA é um instrumento através do qual as agências noticiosas dos países membros do continente vão poder estar aptas para  responder às expectativas das agencias para os respectivos países.  

Assadou Kolani sublinhou que, com formações do género, as agências africanas poderão reforçar as suas competências  em termos de conhecimentos no domínio de tratamento de informações económicas e financeiras. 

Organizado pelo Centro Africano de Formação dos Jornalistas , uma instituição da FAAPA, o evento reuniu representantes  de 16 países africanos e nele foram abordados temas como "Importância do jornalismo económico", "Jornalismo económico na era digital" e "jornalismo financeiro: exemplo de informação financeira". 

"Fontes e credibilidade das informações", "como a  imprensa  pode explicar a economia de maneira simples", entre outros foram igualmente ministrados  nesta sessão de formação. 

A FAAPA foi criada em 2014, em Casablanca, Marrocos e tem por objectivo transformar-se no maior pólo de informação sobre África ao nível continental, e numa plataforma de  capacitação das agências de noticias  para estarem aptas face aos desafios que a mundialização impôs ao continente.  

Conta actualmente com 19 membros efectivos, mas nove outras agências já manifestaram o interesse de aderir à organização.