segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

PRESIDENTE DA ORGANIZAÇÃO PEDE MAIS ATENÇÃO DE GOVERNOS E ÀS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

Bissau, 29 Fev 16 (ANG) -  O Presidente do FAAPA, Federação Atlântica das Agências de Notícias Africanas, o marroquino Khalil Hachimi Idrissi exortou recentemente aos governos das agências de notícias membros da federação a disponibilizarem  meios necessários para o funcionamento desses órgãos de comunicação social, para depois exigirem a satisfação das expectativas que nortearam a criação das mesmas. 

Hachimi Idrssi falava na cerimonia de encerramento de uma formação sobre economia efinanças destinada à jornalistas das agências de notícias membros da FAAPA, decorrida em Raba,  de 22 a 26 do corrente. 

Reiterou  que a formação contínua de jornalistas das agências dos países membros constitui o principal eixo de actividades   da organização. 

"Na verdade, a nossa vontade é de criar uma verdadeira ligação entre nós, para demonstrar que a cooperação sul-sul pode vincar na nossa profissão", sublinhou Khalil Idrissi tendo manifestado a vontade de os laços entre as agências dos países membros serem cada vez mais consolidados. 

Idrissi, que é também Director-geral da Agência Marroquina de Notícias (MAP) anunciou na ocasião  a realização, este ano, da próxima Assembleia Geral da FAAPA, na cidade de Marakeche, em Marrocos.  

Falando no acto em nome dos formandos, Yaya Assadou Kolani,  do Togo, destacou que a FAAPA é um instrumento através do qual as agências noticiosas dos países membros do continente vão poder estar aptas para  responder às expectativas das agencias para os respectivos países.  

Assadou Kolani sublinhou que, com formações do género, as agências africanas poderão reforçar as suas competências  em termos de conhecimentos no domínio de tratamento de informações económicas e financeiras. 

Organizado pelo Centro Africano de Formação dos Jornalistas , uma instituição da FAAPA, o evento reuniu representantes  de 16 países africanos e nele foram abordados temas como "Importância do jornalismo económico", "Jornalismo económico na era digital" e "jornalismo financeiro: exemplo de informação financeira". 

"Fontes e credibilidade das informações", "como a  imprensa  pode explicar a economia de maneira simples", entre outros foram igualmente ministrados  nesta sessão de formação. 

A FAAPA foi criada em 2014, em Casablanca, Marrocos e tem por objectivo transformar-se no maior pólo de informação sobre África ao nível continental, e numa plataforma de  capacitação das agências de noticias  para estarem aptas face aos desafios que a mundialização impôs ao continente.  

Conta actualmente com 19 membros efectivos, mas nove outras agências já manifestaram o interesse de aderir à organização.