domingo, 28 de fevereiro de 2016

OPINIÃO: BICEFALISMO DO NOSSO PODER EXECUTIVO

Criticamos varias vezes o carater belicoso do bicefalismo do nosso Poder Executivo, onde a Constituição reconhece o Presidente da Repùblica como Chefe do Estado e o Primeiro Ministro como Chefe do Executivo, que tem por missão implementar o Programa Nacional de Desenvolvimento.

Este bicefalismo origina nossa desgraça fazendo com que em caso de desacordo entre os dois responsaveis do Poder Executivo, o País entra na instabilidade, como é caso atualmente.

Eu queria, para prevenir cenarios que ja vivimos muitas vezes, propôr que haja uma disposição constitucional ou uma tomada de consiênça dos Guineenses da quando das eleições, que não votem só na pessoa, mas na dupla a ser chamada para formar o Poder Executivo.

Podemos pelo efeito nos inspirar, do famoso « ticket » nas eleições presidências americanas, onde o candidato a Casa Branca, escolhe e propõe um « ticket » com a pessoa que serà o seu Vice-Presidente.

Temos que ser inventivos para dotar-nos das Instituições que rifletam a realidade cultural e politica da nossa sociedade.



Pedro TE