terça-feira, 22 de março de 2016

ALGUMAS REACÇÕES APÓS ATAQUE TERRORISTA NA BÉLGICA

12h27: Ferro Rodrigues manifesta "enorme consternação" pela morte de "dezenas de inocentes" O presidente da Assembleia da República manifestou hoje aos presidentes do Senado e Câmara dos Representantes da Bélgica "enorme consternação" pela morte de "dezenas de inocentes" na sequência de atentados no aeroporto e metropolitano de Bruxelas. Numa mensagem também dirigida ao embaixador da Bélgica em Portugal, Eduardo Ferro Rodrigues refere que foi "com enorme consternação" que tomou conhecimento "dos trágicos atentados desta manhã na cidade de Bruxelas, que vitimaram dezenas de cidadãos inocentes".

 12h21: Atentados de Bruxelas “violam” ensinamentos do Islão. O Al-Azhar, uma prestigiosa instituição do Islão sunita com sede no Egito, condenou terça-feira os atentados de Bruxelas. “Al-Azhar condena firmamente estes ataques terroristas. Estes crimes cruéis violam os ensinamentos tolerantes do Islão”, aponta a organização em comunicado. O Al-Azhar apela à união da comunidade internacional, sem a qual acredita não ser possível acabar com estes “crimes contra inocentes”.

12h15: Comissão Europeia sobe nível de segurança para laranja A Comissão Europeia subiu o seu nível de segurança de amarelo para laranja após os atentados no aeroporto e numa estação de metro em Bruxelas, que causaram pelo menos 26 mortos. A estação de metro de Maelbeek, onde morreram pelo menos 15 pessoas e 55 ficaram feridas, está localizada nas proximidades da Comissão Europeia.

12h05: Reaberta zona do check-in do aeroporto de Lisboa A zona do check-in do aeroporto da Portela foi reaberta por volta das 11h50. A zona tinha sido isolada por volta das 11h30, tendo estado evacuada durante 20 minutos. A decisão de evacuar a área do check-in no aeroporto de Lisboa surgiu na sequência dos atentados de Bruxelas.

12h01: Itália eleva nível de alerta nos aeroportos As autoridades italianas elevaram o nível de segurança nos aeroportos do país e convocaram uma reunião da comissão nacional de segurança, a que presidirá o primeiro-ministro, após os atentados de hoje em Bruxelas, noticia a ANSA. Segundo a agência de notícias italiana, o Ministério do Interior elevou o nível de segurança nos aeroportos do país, e o ministro da tutela, Angelino Alfano, convocou a comissão nacional de segurança pública para avaliar "novas medidas para combater e prevenir a ameaça terrorista".


11h56: França reforça segurança:  O ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, revelou que haverá um reforço de 1600 polícias distribuídos por vários pontos no território francês e nas fronteiras. Cazeneuve relembrou que o controle de fronteiras se mantém em nível elevado desde os atentados em Paris, a 13 de novembro. O governo francês revela que haverá especial atenção às infra-estruturas de transportes, nomeadamente nos aeroportos, metro, portos e estações ferroviárias, bem como a espaços públicos. Para a île de France, centro nevrálgico do país, em Paris, foram destacados mais 400 polícias.