terça-feira, 22 de março de 2016

POIARES ‘ABRE CAMINHO’ A GEMINAÇÃO COM CIDADE DE BAFATÁ (GUINÉ-BISSAU)


Estabelecidos primeiros contactos com município de Bafatá para preparação de acordo de geminação.

O Município de Vila Nova de Poiares recebeu a Administradora (cargo equivalente ao que designamos por Presidente da Câmara Municipal) da cidade de Bafatá, no leste da Guiné-Bissau, com vista à preparação de um possível acordo de geminação com aquela cidade guineense.

Acompanhada de um empresário português radicado na Guiné, a Administradora da cidade de Bafatá reuniu com o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Poiares, João Miguel Henriques, acompanhado do vice-presidente e alguns técnicos da autarquia, tendo sido já abordados alguns eixos de ação em que poderá ser possível estabelecer projetos de cooperação.

Foram trocadas impressões sobre as realidades de ambos os municípios, tendo sido já delineados algumas linhas de ação do futuro acordo de geminação que será estabelecido entre os dois municípios, nomeadamente em setores como Proteção Civil, Ensino, Cultura e Ambiente, onde poderá haver pontos em comum e possibilidade de troca de experiências e conhecimentos.

A vasta experiência e conhecimentos técnicos na área da Proteção Civil que existe em Vila Nova de Poiares poderá ser, por exemplo, um importante ajuda para o desenvolvimento desta área que, naquela cidade guineense apresenta grandes carências e lacunas de intervenção.

Também o Ensino e a possibilidade de intercâmbio de estudantes, nomeadamente em matéria de formação profissional poderá ser outro dos vetores de cooperação, bem como na área cultural, onde também poderão ser estabelecidos algumas parcerias entre os dois municípios.

Além destes eixos, também no setor empresarial se perspetiva o estabelecimento de laços de colaboração, nomeadamente com o aproveitamento de áreas de investimento e oportunidades de negócio de interesse que poderão ter um significativo retorno económico e resultar num importante contributo para o desenvolvimento de ambos os concelhos.

Estabelecidos os primeiros contactos, segue-se agora o trabalho de preparação do acordo de geminação entre os dois municípios de Vila Nova de Poiares (Portugal) e Bafatá(Guiné-Bissau), de forma a poder formalizar a relação entre os municípios e possibilitar o desenvolvimento de projetos de parceria.