quarta-feira, 30 de março de 2016

EM QUE FICAMOS??????: PRESIDENTE DE ANCA DIZ QUE 300 FCFA SERÁ O PREÇO MÍNIMO DA CASTANHA POR QUILOGRAMA E NÃO 250 COMO TINHA AFIRMADO HÁ DIAS


O presidente da Agência Nacional da Castanha do Cajú, Henrique Mendes, disse em entrevista ao "Democrata" que o preço mínimo da castanha de cajú por quilograma será de 300 francos cfa (0,45 euros), e não os 250 francos cfa, conforme tinha avançado na entrevista concedida a O Democrata.

Mendes explicou que, de acordo com as concertações feitas recentemente, é possível arrancar com o preço 300 francos CFA por quilograma, durante a campanha do presente ano.

“Em relação a este aspecto, para tranquilizar os agricultores, se a tendência se mantiver conforme aconteceu no ano passado, a campanha poderá começar com um preço de 300 francos CFA. Tudo isso de fato, pode evoluir depois rapidamente. Em 2015 abrimos com 300 francos CFA por quilo e depois de uma semana subiu para 400 francos, isto é o comportamento normal do mercado”, assegurou.

Nota: Porque o governo não abre logo a campanha de comercialização da castanha de cajú e deixemo-nos desta treta de hoje avançarmos com uma informação e amanhã outra em relação ao preço base da castanha de cajú???

Temos que ser pragmáticos ou os nossos produtores que são já de si os mais perdedores de cajú em termos de lucros feitos vão perder ainda mais. Informações dão conta que os “Náris”/mauritanos estão já a comprar um Kilo de castanha de cajú a 150 Francos CFAs à população com fome no interior do país…. E o Ministro do Comércio, o que está  a fazer ao respeito???

Por favor, façam alguma coisa, o povo está cançado!!!!!!!!!!!!!!!!!