quinta-feira, 31 de março de 2016

INÉDITO/CONDENADO UM ATO QUE NÃO É NEM POLÍTICO E MUITO MENOS MILITAR: TRIBUNAL MILITAR CONDENA SARGENTO VASCO SANHÁ A DEZ MESES DE PRISÃO EFECTIVA… UM EXEMPLO A SEGUIR


O Democrata

O colectivo de juízes do tribunal militar regional condenou ontem, 29 de Março, o 1° sargento Vasco Sanhá, a dez meses de prisão efectiva e uma indeminização ao Estado no valor de 250 mil Francos CFA.

O 1° Sargento colocado na Direcção da Comunicação do Estado-Maior General das Forças Armadas, foi condenado pelo Tribunal Militar pela prática em autoria material do crime de falsificação das senhas de combustíveis.

De acordo com o Acórdão lido na voz de um dos juízes, Vasco Oliveira da Silva, ficou aprovado que o 1° Sargento Vasco Sanhá, de forma contínua, subtraiu combustível de Janeiro a Setembro de 2015, altura em que foi descoberto através de um agente de distribuição de combustível.

“Em Janeiro de 2015, alegando que a sua esposa estaria internada no hospital e que devia ser submetida a uma cesariana, o suspeito pediu ajuda financeira ao Senhor Constantino Sanhá, este por seu turno ofereceu-lhe uma senha de 20 litros de combustível; que a partir da referida senha falsificou outras e passou utilizá-las para aquisição de combustível na Base Aérea”, lê-se no acórdão.

A actuação de Vasco Sanhá foi “ilícita”, de acordo com o acórdão do Tribunal Militar, porque constitui um acto típico e ilícito por não estar de acordo com o comportamento exigível, tendo causado assim danos patrimoniais ao Estado em especial às Forças Armadas, pelo que é considerado de responsável pelo ressarcimento dos referidos danos.

Atendendo a estes factos e ponderados os demais elementos, o tribunal condenou o 1° Sargento a indemnizar o lesado Estado da Guiné-Bissau o valor de 250. 000 F.CFA.


Por: Sene Camará