quinta-feira, 19 de novembro de 2015

PRÓXIMO ALVO: ALERTA DE WASHINGTON - ROMA PODE SER PRÓXIMO ALVO DE ATAQUES TERRORISTAS



Ministro do Interior italiano já reforçou a presença militar nas ruas. EUA não desaconselham turismo neste país, mas lembram medidas de segurança.

Os Estados Unidos alertam para a possibilidade de ataques terroristas em Itália. O aviso norte-americano desta quinta-feira chega numa altura em que as forças de segurança italianas estão à procura de cinco suspeitos de conspiração para a preparação de atentados.

Segundo o ministro italiano dos Negócios Estrangeiros, Paolo Gentiloni, citado na agência Reuters, os ataques podem acontecer na Basílica de São Pedro em Roma, na Catedral ou no Teatro Scala, em Milão.

O governante ressalvou que, embora exista este alerta por parte dos Estados Unidos, a embaixada norte-americana em Itália não desaconselha as visitas turísticas ao país.

Depois dos ataques de Paris, a Itália reforçou a segurança na capital e é bem visível a presença de militares. Há mais 700 operacionais nas ruas de Roma e os turistas que entram no Vaticano estão a ser sujeitos a revistas mais apertadas.

Na Praça de São Pedro, onde o Papa Francisco se dirigiu quarta-feira aos peregrinos, os “carabinieri” aumentaram os controlos de segurança e enviaram polícia à paisana para se misturar com a multidão.

Cerca de 20 mil pessoas estiveram presentes na audiência-geral, um número bem menor que o habitual. “Temos de estar vigilantes, mas a vida continua”, afirmou um padre entrevistado pela Reuters.


O ministro da Administração Interna, Angelino Alfano, já alertou para os riscos de Roma vir a sofrer um atentado, nomeadamente devido à presença do Papa Francisco.