quinta-feira, 26 de novembro de 2015

QUADRA FESTIVA X PERIGO PARA AS CRIANÇAS: EM PORTUGAL A DECO (ASSOCIAÇÃO DE CONSUMIDORES) DETECTOU 15 BRINQUEDOS PERIGOSOS E AQUI NO NOSSO PAÍS O QUE VAI FAZER A ACOBÉS EM RELAÇÃO AOS BRINQUEDOS IMPORTADOS NESTE PERÍODO DE FESTA???????????????????????


Metade dos brinquedos analisados pela Deco chumbaram nos testes de segurança. A associação portuguesa de defesa dos consumidores testou 31 brinquedos, destinados a crianças com menos de três anos, e 15 revelaram ser perigosos.

Entre os problemas detectados, explica à Renascença Bruno Campos Santos, da Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, estão “peças facilmente destacáveis que podem ser engolidas, potenciando do perigo de asfixia”.

Também há “brinquedos feitos com materiais com uma fraca resistência ao impacto, o que origina a sua quebra, decorrendo daí o perigo de cortes, de perfurações, porque se formam pontas aguçadas”.

A Deco também detectou “alguns brinquedos com costuras muito pouco resistentes, que rompem facilmente, expondo o enchimento desses brinquedos que pode ser engolido pelas crianças, potenciando o perigo de asfixia”.

Também foram identificados problemas ao nível da rotulagem. “Alguns produtos não têm informações em português e a outros faltam avisos de segurança importantes. É o caso de alguns que indicam não serem adequados para crianças até uma certa idade, mas omitem os riscos associados”, refere o estudo da Deco.

A lista com os 15 brinquedos considerados perigosos pela Deco seguiu, esta semana, para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Bruno Campos Santos acredita que ainda possam ser retirados do mercado. “Nós pedimos à ASAE que os analisasse também e que, se chegar às mesmas conclusões do que nós, que os retirasse do mercado, porque entendemos que representam um perigo para as crianças que os venham a utilizar”, sublinha a Deco.

O POVO PERGUNTA; O QUE VAI FAZER A ACOBESS NO NOSSO PAÍS QUANTO A ESTA QUESTÃO????????