sexta-feira, 27 de novembro de 2015

BURKINA FASO ENCERRA FRONTEIRAS NO DIA DE ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS E LEGISLATIVAS


As fronteiras do Burkina Faso serão encerradas domingo, 29 de novembro corrente, dia das eleições presidenciais e legislativas que porão termo à transição, num contexto marcado pela subida da insegurança, soube-se de fonte governamental.

O anúncio foi feito esta quinta-feira, dia 26, durante um briefing com a imprensa em Ouagadougou, pelo vice-ministro burkinabe da Segurança, Alain Jean-Claude Zagré, que defendeu que, as forças da ordem estão prontas para garantir a segurança das eleições.

Tratar-se-á de garantir a segurança das assembleias de voto, dos centros de compilação, dos observadores e do transporte dos boletins de voto. Um dispositivo aéreo está também ativado, de acordo com o responsável.

Mais de cinco milhões  e 500 mil Burkinabes vão domingo próximo às urnas para escolher um Presidente do Burkina Faso e 127 deputados após a destituição do regime de Blaise Compaoré a 31 de outubro de 2014 por uma insurreição popular após 27 anos de poder ditatorial.

Qualificadas de “cruciais”  e de “mais abertas”, estas eleições põem em competição 14 candidatos num contexto de insegurança.

Segunda-feira última, o departamento encarregue da segurança do Burkina Faso anunciou que os controlos de identidade serão doravante efectuados dia e noite pelas forças de segurança.