quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MARROCOS: RABAT/CAPITAL ACOLHE O PRIMEIRO CONGRESSO AFRICANO DE TRANSPORTE E LOGÍSTICA



Representantes de mais de 20 países de Africa estão reunidos em Rabat , Marrocos no âmbito do Primeiro congresso africano sobre transporte e logística, organizado pelo Ministério de Equipamento, Transporte e Logística de Marrocos sob patrocínio do Rei  Mohammed VI.

O encontro aberto quarta-feira pelo chefe do governo marroquino, Abdelilah  Benikirane vai durar   dois dias com  apresentação de painéis sobre , integração e ecossistema logísticas, parcerias para um crescimento partilhado, as reformas institucionais, desenvolvimento de lideranças, conexões e tecnologias, entre outros.

A Guiné-Bissau é representada no congresso pelo sector privado, na pessoa de Saliu Ba, da direcção da Câmara do Comércio, Industria, Agricultura e Serviços.

A iniciativa segundo, Saliu Bá visa a criação de ecossistemas logísticos regionais para diminuir nomeadamente os impactos dos custos de transporte nos preços de mercadorias nos países africanos, particularmente na sub-região.

“Com o funcionamento de um sistema de transporte e logística regional a Guiné-Bissau  pode   ultrapassar  as dificuldades de transporte de mercadorias para Bissau. Os  dias de espera até que um barco decida vir ao porto de Bissau väo certamente acabar”, disse.

Saliu Bá referiu que o mercado guineense é abastecido maioritariamente por mercadorias provenientes de Senegal e Gambia, via terrestre.

“Uma das vantagens desse sistema (transporte e logística regional) é você comprar uma mercadoria em qualquer parte do mundo   e essa mercadoria chegar a Bissau sem demoras e a custo mais baixo comparativamente aos actuais”, salientou. 

Segundo a revista Transporte e Logística, editado em Casablanca, os custos de transacção (transporte e seguros) são muito elevados em Africa ao ponto de dificultar o crescimento intercontinental.

“O custo médio de transporte em Africa representa 7,7 por cento do valor total das exportações, o que representa o dobro da média mundial, 3,7 por cento”, lê-se na revista distribuída aos congressistas.


No seu discurso de boas vindas, O Ministro de Equipamento, Transporte e Logística,  Aziz Rabbah   declarou que  o congresso africano sobre Transporte e Logística ilustra o engajamento a favor de uma cooperação Sul-Sul  solido e eficiente e traduz  a vontade de aprofundamento das relações que ligam o Marrocos à Africa.

Fonte: ANG