quinta-feira, 26 de novembro de 2015

PARA PAPA FRANCISCO., LÍDER DA IGREJA CATÓLICA O TERRORISMO ALIMENTA-SE DO “DESESPERO” QUE NASCE DA POBREZA




No primeiro discurso em África, Francisco disse que “a violência, os conflitos e o terrorismo” alimentam-se “com o medo, a desconfiança e o desespero que nascem da pobreza e da frustração.
No primeiro discurso de uma viagem de seis dias a África, o Papa Francisco defendeu que a melhor forma de combater o terrorismo é através do crescimento económico. Francisco aterrou esta quarta-feira no Quénia, um país marcado pela ameaça da Al-Shabaab, filiados da Al-Qaeda.

“A experiência demonstra que a violência, os conflitos e o terrorismo se alimentam com o medo, a desconfiança e o desespero que nascem da pobreza e da frustração. Em última análise, a luta contra estes inimigos da paz e da prosperidade deve ser conduzida por homens e mulheres que, destemidamente, acreditam e, honestamente, dão testemunho dos grandes valores espirituais e políticos que inspiraram o nascimento da nação”, disse Francisco, em Nairobi, a capital do Quénia.

Diante do Presidente e das mais altas figuras do estado do Quénia, o Papa incentivou os quenianos a lutar contra as divisões sociais. “Enquanto as nossas sociedades experimentarem divisões, sejam elas étnicas, religiosas ou económicas, todos os homens e mulheres de boa vontade são chamados a trabalhar pela reconciliação e a paz, pelo perdão e a cura dos corações.”