sexta-feira, 27 de novembro de 2015

A GUINÉ-BISSAU QUER UM COMPROMISSO SÉRIO SOBRE A REDUÇÃO DOS GASES COM EFEITO DE ESTUFA

Bissau, 27 nov (Lusa) - A Guiné-Bissau vai "lutar" na Conferência da ONU sobre as Alterações Climáticas (COP21), em Paris, para que os países emissores de gases com efeito de estufa, assumam compromissos claros de redução, disse à Lusa o especialista Viriato Cassamá.

Ao lado dos grupos negociais 'Africano G77 + China', Oásis (Aliança de Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento) e Grupo de Pequenos Países Menos Avançados, a Guiné-Bissau pretende fazer um finca-pé no ponto 3.9 da documentação que estará em debate na capital francesa a partir de segunda-feira, que trata da definição de metas para a redução de gases de efeito de estufa por parte de principais países emissores, declarou.

Coordenador de projetos ligados à agricultura, recursos hídricos e mudanças climáticas na Guiné-Bissau, Viriato Cassamá já se encontra em Paris, juntamente com o secretário de Estado do Ambiente, Seco Cassamá, para participar na cimeira mundial.

Além de lutar pela redução de emissões, a Guiné-Bissau leva para a COP21 as suas experiencias em matéria de luta contra as alterações climáticas, nomeadamente, na mitigação dos efeitos e adaptação dos setores da agricultura e recursos hídricos.