quinta-feira, 26 de novembro de 2015

MALI: MEMBRO DA MISSÃO DA ONU MORTO EM ATAQUE CONTRA CORTEJO



As Nações Unidas declararam quarta-feira, dia 25 que um membro do pessoal civil da sua Missão Multidimensional Integrada para a Estabilização no Mali (MINUSMA) morreu terça-feira num ataque com engenho explosivo perpetrado contra um cortejo onusino.

Um comunicado transmitido à PANA em Nova Iorque indica que, apesar do ataque, a ONU vai prosseguir os seus esforços para restabelecer a paz naquele país da África Ocidental.

Segundo a nota, o ataque contra o cortejo da MINUSMA ocorreu no eixo Goundam-Tombouctou, na província de Tombouctou, no norte do país.

"O Secretário-Geral da ONU reafirma que estes ataques não mancharão em nada a determinação das Nações Unidas de apoiar o povo maliano e o processo de paz, incluindo através de assistência à aplicação contínua do Acordo de Paz e Reconciliação no Mali", indica a nota.

O documento acrescenta que a MINUSMA continua a reforçar as medidas visando conter as ameaças explosivas no Mali para a protecção do pessoal das Nações Unidas, bem como das populações malianas, sublinha o comunicado.


Instalada em 2013 para cumprir tarefas ligadas à segurança e ajudar a estabilizar o país e aplicar um roteiro de transição na sequência dum golpe de Estado e ocupação separatista islamita do norte do país, a Missão desdobra actualmente mais de nove mil soldados, quase mil 180 polícias e um número igual de civis no terreno.