Bissau, 16 Fev 16 (ANG) - O Instituto Politécnico Binhobló (IPB) iniciou segunda-feira uma campanha de recolha de sangue nos diferentes bairros de Bissau.
Em declarações á imprensa, o coordenador da área de saúde do IPBdisse que a referida campanha, prevista para durar uma semana, visa ajudar os doentes que eventualmente venham a necessitar de sangue.
“A ideia surgiu depois de gritos de socorros vindos de várias pessoas que lamentam a situação de falta de sangue nas instituições sanitárias para salvar vidas”, explicou Filomeno Fonseca.
Qualificou de nobre o acto de doação de sangue tendo lembrado aos potenciais dadores que devem saber que as circunstâncias variam, pois o gesto vai salvar vidas, no entanto, pode acontecer que também a suas podem ser salvas.
Por sua vez, o director do serviço de sangue do Hospital Nacional Simão Mendes disse que, com a garantia de stock de sangue, os hospitais estarão em condições de salvar as vidas de crianças e mulheres grávidas, sobretudo nos momentos de parto.
“No Hospital Nacional Simão Mendes os mais necessitados são os da maternidade por causa do sangramento no parto e a da pediatria por causa de anemias nas crianças”, explicou Luís Fonseca.