segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

CEDEAO: DEPUTADO SENEGALÊS MOUSTAPHA CISSÉ LÔ ELEITO PRESIDENTE DO PARLAMENTO DA CEDEAO



Um deputado senegalês, Moustapha Cissé Lô, foi eleito no fim de semana em Abuja, na Nigéria, presidente do Parlamento da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para um mandato de quatro anos, anuncia um comunicado oficial públicado sábado em Dakar.

Ele foi eleito ao mesmo tempo que quatro vice-presidentes da instituição, nomeadamente  um Nigeriano, Yusuf Sulaimon Lasun (primeiro vice-presidente),  uma Ivoiriense, Aminata Kamara Toungara (segunda vice-presidente), um Liberiano, Jefferson Kanmoh (terceiro vice-presidente) e um Cabo-verdiano, Orlando Pereira Dias (quarto vice-presidente).

Lô, que substitui neste posto um Nigeriano, Ike Ekeweremadu, comprometeu-se a estar « disponível, lúcido, humilde, perspicaz e ambicioso » para atingir os objetivos do Parlamento.

Prometeu igualmente fazer com que a instituição consiga « ultrapassar o seu estatuto de simples instituição consultiva para se tornar num Parlamento que legisle e controle ».

O Parlamento da CEDEAO integra 115 deputados repartidos entre os 15 países-membros da organização que possuem cada pelo menos cinco assentos, indica o comunicado.

Os assentos são repartidos em função do peso demográfico dos países, o que faz com que a Nigéria possua mais deputados (35), seguida do Gana (oito), da Côte d’Ivoire (sete) e do Senegal (seis).

O QUE É O PARLAMENTO DA CEDEOA???

O Parlamento da CEDEAO é um fórum de diálogo, de consulta e de consensos para os representantes dos povos da África Ocidental com o objectivo de favorecer a integração. O Parlamento foi estabelecido de conformidade com o Artigo 06 e 13 do Tratado da CEDEAO. O Protocolo que institui o Parlamento foi assinado em Abuja em 06 de Agosto de 1994 e entrou em vigor desde 14 de Março de 2002.
Estrutura

Parlamento é a Assembleia dos povos da Comunidade. Os seus membros representam todos os povos da África Ocidental..

Composição

O Parlamento é composto de 115 assentos. Cada um dos 15 Estados membros dispõe de cinco assentos no mínimo. Os restantes assentos são distribuídos proporcionalmente à população. Consequentemente, a Nigéria tem 35 assentos, o Ghana 8, a Côte d’Ivoire 7, enquanto que o Burkina Faso, a Guiné, o Mali, e Níger e o Senegal têm 06 assentos cada um. Os outros: O Benin, Cabo Verde, a Gâmbia, a Guiné-Bissau, a Libéria, a Serra Leoa e o Togo têm 05 assentos cada um.