quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

UM EXEMPLO A SEGUIR NA GUINÉ-BISSAU: RESPONSÁVEL DA FEDERAÇÃO DE FUTEBOL DETIDO POR CORRUPÇÃO NO RWANDA

Kigali, Rwanda (PANA) – O secretário-geral da Federação Rwandesa de Futebol (FERWAFA), Olivier Mulindahabi, foi detido para interrogatório sobre um caso de suposta corrupção envolvendo concursos públicos para a construção dum hotel, soube a PANA de fonte policial quarta-feira em Kigali.

A fonte declarou que a detenção foi efetuada no quadro dum inquérito sobre uma alegação segundo a qual Mulindahabi e um engenheiro de construção foram pagos para cobrir as transações financeiras suspeitas num processo de concurso para construir um hotel de quatro estrelas no subúrbio de Kigali.

O hotel deve ser usado para acolher os jogadores, os adeptos de clubes visitantes e equipas nacionais de futebol num preço acessível, no quadro dum projeto financiado conjuntamente pelo Governo rwandês e pela instância dirigente do futebol nacional.

Mulindahabia foi eleito secretário-geral da instância dirigente do futebol do Rwanda em março de 2014.

O porta-voz da Polícia rwandesa, o comissário adjunto da Polícia Célestin Twahirwa, indicou que o caso seria transmitido ao Procurador.

A detenção acontece apenas uma semana depois que um outro grupo de responsáveis rwandeses foi enviado em detenção preventiva depois duma avaria elétrica durante 12 minutos ocorrida no estádio Huye durante o recém-terminado Campeonato Africano das Nações para jogadores locais (CHAN) quando os Camarões defrontavam a Etiópia.


Entre os detidos figuram Aimable Rwabidadi, um ato funcionário do Ministério dos Desportos e Cultura, que estava encarregue da eletricidade durante o CHAN.