sexta-feira, 30 de outubro de 2015

BURKINA FASO: QUANDO UM REGIME CAI, CAI MUITA COISA…

O Governo burkinabe vai suprimir o Dia Nacional do Perdão, celebrado cada ano a 30 de março e instaurado pelo antigo Presidente Blaise Compaoré para apaziguar a grave crise que seguiu o assassinato, em 1998, do jornalista Norbert  Zongo, anunciou uma fonte oficial, esta quarta-feira, dia 28, no termo de uma reunião do Conselho de Ministros.

O Dia Nacional do Perdão deverá ser substituído por um DIA DE LIBERTAÇÃO DO POVO BURKINABE que comemorar-se-á, cada ano, a 29 de Setembro.

Uma data que assinala o fracasso do golpe de Estado tentado pelo ex-Regimento de Segurança Presidencial (RPS), quando as Forças de Defesa e Segurança leais  às instituições lançaram um assalto contra o quartel Naaba Koom II, bastião dos golpistas, obrigando-os a depor as armas.

O Governo burkinabe quer igualmente integrar as datas de 30 e 31 de outubro com vista a comemorar a memória dos mártires mortos durante a revolta popular contra o projecto de modificação da Constituição do antigo Presidente Blaise Compaoré que lhe prometeria concorrer a um novo mandato.