quinta-feira, 29 de outubro de 2015

STANDARD BANK CONSOLIDA A SUA PRESENÇA NA ÁFRICA ORIENTAL COM A ABERTURA OFICIAL DO ESCRITÓRIO DE REPRESENTAÇÃO NA ETIÓPIA


ADDIS ABABA, Etiópia, 29 de outubro 2015/ -- O Grupo Standard Bank expandiu a sua já vasta presença na África Oriental com a abertura oficial de um escritório de representação na Etiópia. Isto significa que o Standard Bank, que é o maior banco africano em termos de ativos, está presente em todo o continente, encontrando-se em 20 países africanos.

O escritório de representação, que está sedeado em Adis Abeba, foi inaugurado pelo Diretor Executivo do Standard Bank, Ben Kruger. Funcionará como ponto de entrada para clientes que procuram investir na Etiópia e será administrado pela sede do Standard Bank na África do Sul

O potencial de crescimento da região da África Oriental continua a atrair investimentos significativos. Com uma presença estabelecida em quatro dos mercados chave da região, nomeadamente Quénia, Sudão do Sul, Tanzânia e Uganda, a abertura do escritório de representação na Etiópia revela o compromisso do grupo para com a região.

“Como banco radicado em África, a nossa visão é construir uma instituição financeira líder que disponibilize produtos e serviços de nível superior a todos os nossos clientes. Estamos em condições de alavancar a nossa forte posição no continente, a nossa parceria estratégica com o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), e o nosso conhecimento setorial em recursos naturais, para disponibilizar investimento de capitais no apoio ao crescimento e fazer a ligação dos mercados africanos uns aos outros,” afirma o Sr. Kruger.

O notável crescimento da Etiópia tem sido sustentado por elevados investimentos públicos e uma crescente base de consumidores. O país apresenta a segunda maior população do continente, depois da Nigéria, com cerca de 90 milhões. O crescimento do PIB rondou, em média, os 10% nos últimos 5 anos. O forte investimento público na agricultura, energia e transportes deverá continuar a suportar o crescimento no médio prazo, tendo o governo apoiado os seus setores produtivos.

O setor energético apresenta também um enorme crescimento com projetos de produção de energia em diversas fases de desenvolvimento, e com a Etiópia a emergir como um importante polo energético na região, as exportações de energia deverão tornar-se uma importante fonte de divisas no futuro próximo. A indústria e a produção fabril, uma prioridade clara para a Etiópia, deverão começar a contribuir mais significativamente para o aumento do PIB do país, o que será bastante facilitado pelo aumento do fornecimento de eletricidade.

“Assim, o estabelecimento de uma presença na Etiópia é o reconhecimento do interesse cada vez maior dos investidores e dos nossos clientes no crescimento económico do país. O Standard Bank estará bem posicionado para tirar partido das oportunidades de investimento trans-setoriais quer na Etiópia quer na região como um todo. A nossa experiência nos mercados da África Oriental beneficiará todos os nossos clientes ao disponibilizar-lhes informações sobre como melhor capitalizar os seus investimentos na região,” afirma o Sr. Kruger.

 “Acreditamos que estamos numa posição única para apoiar os planos do governo para atrair mais investimentos para o país, através da nossa base de clientes no continente, e disponibilizando financiamentos em seu nome,” afirma Taitu Wondwosen, Diretor de Cobertura na Etiópia.
Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da Standard Bank.
Contacto para a Imprensa
Kate Johns
Relações com a Comunicação Social em África do Standard Bank
Telemóvel:  +27 (0) 82 805 0210
Sobre o Grupo Standard Bank
O Grupo Standard Bank é o maior banco africano em termos de ativos com uma presença exclusiva em 20 países africanos. Sedeados em Joanesburgo, África do Sul, estamos cotados na Bola de Valores de Joanesburgo.
O Standard Bank tem uma história de 153 anos na África do Sul e começou a criar uma rede fora da África meridional no início da década de 1990.
A nossa posição estratégica, que nos permite fazer a ligação de África com outros mercados emergentes selecionados, bem como com consórcios de capitais em mercados desenvolvidos, e a nossa carteira equilibrada de negócios, proporcionam oportunidades significativas de crescimento.
O grupo tem cerca de 49 000 empregados e mais 1 200 balcões, o que lhe permite prestar um leque completo de serviços de banca pessoal e comercial, banca de investimentos empresariais e gestão de patrimónios.  A divisão de Banca de Empresas e de Investimentos do Sandard Bank oferece aos seus clientes serviços bancários, comerciais, de investimento, gestão do risco e aconselhamento para fazer a ligação de mercados emergentes selecionados com África e entre eles. Tem propostas fortes nos setor mineiro e dos metais; petróleo, gás e renováveis; energia e infraestruturas; agronegócio; telecomunicações e comunicação social; e instituições financeiras.
Os ganhos globais das operações permanentes em 2014 foram de R21 mil milhões (cerca de 1,9 mil milhões de dólares) e os ativos totais eram de R1 907 mil milhões (cerca de 165 mil milhões de dólares). A capitalização bolsista do Standard Bank em 31 de dezembro de 2014 era de R232,2 mil milhões (cerca de 20 mil milhões de dólares).
O maior acionista do grupo é o Industrial and Commercial Bank of China (ICBC), o maior banco do mundo, com uma participação de 20,1%. Além disso, o Grupo Standard Bank e o ICBC partilham uma parceria estratégica que facilita os fluxos comerciais e os negócios entre África, a China e mercados emergentes selecionados.