sexta-feira, 23 de outubro de 2015

FMI DISPONÍVEL PARA CONTINUAR APOIAR A GUINE-BISSAU

O Fundo Monetário Internacional está disponível para apoiar o novo governo da Guiné-Bissau, disse quinta-feira em Bissau o representante do Fundo Monetário Internacional (FMI) no país, Oscar Edgardo Melhado Orellana.
A saída de uma audiência com o presidente da Assembleia Nacional Popular (parlamento) guineense, Cipriano Cassamá, o representante do FMI realçou o papel importante que o parlamento pode desempenhar no desenvolvimento económico do país, através da criação de mecanismos que garantam que as receitas públicas, nomeadamente das pescas e do caju, sejam encaminhadas para o Tesouro.
O representante do FMI referiu-se às “potencialidades” da Guiné-Bissau e reafirmou ser este o momento exacto para reencaminhar o país no sentido do desenvolvimento económico.
Para tal, pediu às autoridades guineenses que privilegiem o desenvolvimento das infra-estruturas e que apliquem mais recursos na educação e saúde e que criem espaço para que o sector privado possa exercer as suas actividades.
A concluir, Oscar Orellana apelou às autoridades guineenses que imprimam maior rigor no controlo das receitas e das despesas públicas e manifestou a disponibilidade do FMI em enviar uma missão de apoio assim que for solicitado pelas autoridades da Guiné-Bissau. (Macauhub/GW)