quarta-feira, 28 de outubro de 2015

NIGÉRIA: EXÉRCITO LIBERTA QUASE 350 MULHERES E CRIANÇAS REFÉNS DO BOKO HARAM

A operação militar decorreu na floresta de Sambisa, um dos redutos das milícias islamitas no nordeste da Nigéria, anunciou o exército em comunicado.

"A unidade (do exército) socorreu 338 pessoas retidas em cativeiro pelos terroristas", entre elas 192 crianças e 138 mulheres, revelou o texto distribuído aos média.

O comunicado não revela se no grupo sequestrado e agora libertado se incluem algumas das alunas raptadas em Chibok, em abril de 2014, numa acção que catapultou o grupo terrorista para a cena mundial.

As raparigas teriam sido levadas para a floresta de Sambisa.

O grupo islamita pretende impor no norte da Nigéria um Estado sob a sharia e organiza regularmente atentados, sobretudo contra igrejas cristãs, mesquitas, escolas e universidades, assim como raptos de mulheres e de crianças de ambos os sexos que são usadas depois como escravas ou como soldados.

As populações locais acusam o exército de pouco fazer para tentar recuperar os seus entes queridos.

A floresta de Sambisa fica na província nigeriana de Borno e é uma vasta área de selva e de montanha, quase impenetrável, que faz fronteira entre a Nigéria e os Camarões e que serve de esconderijo quase perfeito ao grupo terrorista - cujo nome significa "a educação ocidental ou não-islâmica é um pecado" numa das línguas da Nigéria.

A acção do grupo não se confina à Nigéria e estende-se também ao Chad, Camarões e Niger. Neste país o assalto a uma aldeia, atribuído ao Boko Haram, fez esta madrugada 14 mortos civis. 

Em setembro, a polícia secreta nigeriana deteve em Lagos cerca de 60 pessoas suspeitas de pertencer ao grupo islamita e de preparar um atentado num dos bairros mais ricos da cidade.

Alguns desses detidos foram depois libertados mas 45 foram presentes a juiz na sexta-feira passada.