domingo, 25 de outubro de 2015

OPINIÃO: UMA MENSAGEM AO PRESIDENTE ZÉ DU

Por ser amigo do PAIGC, não se sabe a forma como devo abordar ao presidente Zé Edu, mas gostaria de manifestar a minha preocupação com o convite endereçado à José Mário Vaz, o dito cujo que não merece ser Presidente da Guiné-Bissau. Sabemos todos que ele foi convidado como um Chefe de Estado qualquer e não em nome de prestígio como certos dos seus acólitos propagam aí. Mas a minha preocupação é que, José Mário Vaz não merecer ter mais nenhuma oportunidade e tirá-lo da situação que criou na Guiné-Bissau, é permitir-lhe respirar. Mas em todo o caso, o Homem já foi convidado e a preocupação do momento é a posição de Angola.

Sr. Presidente, quando O ZECA entrou aqui na loucura de demitir o Governo, certamente que Angola pronunciou-se contra, tal como a maioria dos países no mundo. Ele não ouviu, demitiu o Governo e empurrou o país para uma crise que durara mais tempo do que o imaginado. Muitos dos que ele pensava que estavam atrás dele, como a Guiné-Equatorial distanciaram-se. Não há, a não ser Gâmbia um único país a nível da sub-região que ele pode visitar, porque não ouviu o apelo da organização.

Sr. Presidente, tendo em conta aquilo que já se passou entre Angola e a CEDEAO, a sua aproximação a José Mário Vaz não será um perigo? Aqui ele já não manda e se a CEDEAO perceber que quer proteger-lhe ou alguma coisa parecida, os interesses de Angola na Guine podem estar comprometidos...
Nem vou falar dos guineenses, que como sabem, reagem de forma complicada a situações dessa natureza.
Fidju di Terra contra Ingrato