sexta-feira, 30 de outubro de 2015

O MINISTRO DO INTERIOR DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR-LESTE, LONGUINHOS MONTEIRO, PEDIU À CLASSE POLÍTICA DA GUINÉ-BISSAU QUE APRENDAM COM AS EXPERIÊNCIAS DO PASSADO.

No âmbito da IVª reunião dos Ministro da Administração Interna e de Interior da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Longuinhos Monteiro foi ainda mais longe afirmando que as lições aprendidas são sempre os melhores ensinamentos e orientações para corrigir os erros e ver o futuro certo que o povo guineense merece.

Neste sentido, o ministro timorense, apelou à classe política, às forças armadas e paramilitares que estejam unidos num caminho certo e que possam diagnosticar o melhor futuro para Guiné-Bissau.

O Ministro e antigo Comandante-geral da Polícia Nacional de Timor-Leste, que considera ser “guineense” de coração, disse também que a Guiné-Bissau pode contar com a ajuda de Timor-Leste e do Governo. “O nosso interesse para Guiné-Bissau é mesmo ajudar o vosso país e as suas forças de segurança, para que possam executar em conformidade com as leis e operações técnicas a nível policial”, disse. 

Por outro lado, o mesmo responsável timorense, confirmou que enquanto Ministro de Interior, o seu país vai apoiar as forças policiais da Guiné-Bissau, em particular com fardamentos.

Por fim, Longuinhos Monteiro anunciou que o seu país vai convidar a Guiné-Bissau a participar no curso de formação em Díli. “Já informei o Governo que Timor Leste que através da Polícia Nacional vai convidar a Guiné-Bissau para enviar os seus elementos entre sargentos de polícias e outros das forças armadas em 2016 e 2017 para que participemr num curso de formação no Instituto de Defesa Nacional”, confirmou o ministro.