domingo, 25 de outubro de 2015

DEPOIS DA MISSÃO NO PAÍS, OBASANJO LIDERA MISSÃO DE OBSERVADORES DA CEDEAO PARA ELEIÇÕES ESTE DOMINGO NA CÔTE D'IVOIRE

O ex-Presidente nigeriano, Olusegun Obasanjo, lidera uma missão de 135 observadores da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para as eleições presidenciais previstas domingo na Côte d’Ivoire, indicou a Comissão da organização regional.

A Comissão da CEDEAO garantiu que a missão será assistida por uma equipa de assistência técnica, que integra o presidente da Comissão, Kadré Désiré Ouédraogo, a comissária para os Assuntos Políticos, Paz e Segurança, Salamatu Hussaini Suleiman, e o diretor dos Assuntos Políticos, Remi Ajibewa.

Na  equipa de observação figura igualmente o chefe da Divisão de Assistência para as Eleições, Francis Oké, entre outros agentes da instituição.

A missão integra 120 observadores a curto prazo e 15 outros a longo prazo dotados duma larga perícia provenientes de todos os Estados-membros da CEDEAO.

A  equipa dos 15 observadores a longo prazo que se encontra no país desde 10 de outubro de 2015 é composta por especialistas em segurança, género, processo eleitoral, direito constitucional e comunicação.

A Comissão da CEDEAO indica que os observadores serão desdobrados em todas as províncias do país para observar e supervisionar as operações pré-eleitorais, eleitorais e pós-eleitorais e publicar um comunicado sobre o processo eleitoral. A observação vai igualmente velar pela regularidade, transparência, credibilidade e boa organização das eleições presidenciais.

No fim do escrutínio, a missão de observação da CEDEAO vai dar a sua opinião e se necessário formular as recomendações apropriadas aos diferentes atores do processo eleitoral.

Oito dos 10 candidatos foram confirmados pelo Conselho Constitucional ivoiriense para disputar o escrutínio presidencial. Trata-se de Alassane Ouattara (Presidente cessante ), Pascal Affi N’Guessan, Charles Konan Banny, Amara Essy, Siméon Konan Kouadio, Henriette Lagou Adjoua, Mamadou Koulibaly, Kouadio Konan Bertin, Jacqueline-Claire Kouangoua e Kacou Gnangbo.

No entanto, Amara Essy e Mamadou Koulibaly decidiram retirar-se da corrida.

Konan Banny é o terceiro candidato que se retira da corrida do escrutínio presidencial de domingo depois do antigo ministro dos Negócios Estrangeiros, Amara Essy, e do antigo Presidente da Assembleia Nacional, Mamadou Koulibaly, que declararam não desejar caucionar uma "farsa eleitoral e uma paródia de eleição".

Actualmente sete candidatos estão em competição nas eleições presidenciais, incluindo o Presidente cessante, Alassane Ouattara.