terça-feira, 3 de novembro de 2015

O PRÉMIO ANZISHA ANUNCIA O PAINEL DE JURADOS QUE DEVERÁ PREMIAR O EMPREENDEDORISMO JOVEM AFRICANO 2015


Heba Gamal (EG), Sangu Delle (GH), Willy Mukiny Yav (DRC), George Bakka (UG) decidirão quais os finalistas do Anzisha que levarão a quantia de $75.000 em prémios
HONEYDEW, África do Sul, 3 de november 2015/ -- O Prémio Anzisha (http://www.anzishaprize.org) tem o prazer de anunciar um painel de jurados diversificado, experiente e representativo para a atribuição do Prémio Anzisha 2015 a jovens empreendedores africanos. O Prémio convidou um painel de quatro profissionais experientes dos setores económicos e sociais que representam uma visão holística de contribuintes para o diálogo sobre o empreendedorismo em África. A experiência dos jurados tem origem numa base de conhecimento e experiência diversificada. O painel inclui empreendedores já estabelecidos ou em fase de implementação, líderes dos setores económico e social, contribuidores para o diálogo empresarial africano através dos meios de comunicação, e representa uma diversidade cultural que é relevante e espelha os empreendedores que irão avaliar. Os finalistas do Prémio Anzisha apresentarão os seus projetos aos jurados no dia 16 de novembro. O painel considerará cada projeto pelos seus próprios méritos em termos de capacidade de resposta a uma oportunidade de mercado ou necessidade social, engenhosidade, escalabilidade e impacto. O vencedor do grande prémio será anunciado numa prestigiada cerimónia de atribuição de prémios, no dia 17 de novembro, no Room Five em Rivonia, Joanesburgo, África do Sul.

“É essencial que incentivemos a conversação e a deliberação sobre o potencial de os jovens intervirem nas economias africanas através do empreendedorismo, num diálogo multifacetado com contributos trans-setoriais, transcontinentais, transculturais,” diz Grace Kalisha, Gestor Sénior do Prémio Anzisha.
“Estamos entusiasmados e motivados para que um painel prestigiados como este possa envolver-se criticamente com os nossos finalistas para o Prémio Anzisha deste ano.”
Os Jurados do Prémio Anzisha 2015 são:

Heba Gamal, instalada no Egito, uma empreendedora e especialista em tecnologia.
É a Diretora-Geral da Endeavor Egypt, uma organização sem fins lucrativos que se dedica ao apoio de empreendedores de grande impacto. Antes da Endeavor, Heba foi gestora da qualidade de pesquisa para o Médio Oriente e Norte de África na Google, Inc. A sua especialização internacional estende-se por Silicon Valley, Índia, Europa de Leste, África e Médio Oriente. Heba foi conferencista em diversas conferências e cimeiras sobre empreendedorismo, tecnologia e liderança no feminino. O Prémio Anzisha agradece o seu contributo para o painel deste ano, graças ao seu foco no empreendedorismo social, defesa incansável do papel das mulheres nos negócios e experiências no Norte de África.
Willy Mukiny Yav, congolês, Cofundador e Diretor do Pygma Group. Tem uma experiência de 21 anos na especialização em comunicações em mercados africanos. Tendo desenvolvido excelentes contactos de alto nível em África, durante mais de 22 anos, Willy utilizou-os para se envolver em inúmeros projetos empresariais em África. Como consequência, possui profundos conhecimentos sobre o funcionamento e a prática empresarial na África francófona e anglófona e desenvolveu ainda uma rede de contactos nas altas esferas políticas, empresariais e sociais. Willy foi jurado do Anzisha em 2014 e permitiu uma compreensão clara dos projetos empresariais francófonos para uma avaliação justa.

Sangu Delle, ganês, participará no processo de avaliação como empreendedor estabelecido que dedica o seu tempo e energias a promover outros empreendedores. Sangu é um empreendedor, autor, ativista a favor da água despoluída, Soros Fellow e TEDGlobal Fellow. É Fundador e Diretor-Geral Executivo (CEO) da Golden Palm Investments (GPI), uma empresa consultora e detentora de investimentos que se dedica ao desenvolvimento de empresas de nível mundial em África.  A GPI explora empresas em setores com elevado crescimento e financia startups promissoras que possam ter impacto social e gerar empregos. A GPI apoiou startups como a SOLO Mobile na Nigéria, mPharma no Gana e Stawi Foods no Quénia.

George Bakka, do Uganda, é um Anzisha Fellow, que entrou para o grupo inaugural da Fellowship em 2011. Como empreendedor em crescimento e amplamente reconhecido, otimiza a viagem em que os finalistas estão a embarcar. George é o Fundador e CEO da Angels Initiatives. É um empreendedor pan-africano apaixonado pela construção de soluções e empresas que catalisem o crescimento em África. Algumas das empresas por ele lançadas incluem a Angels Hub e a Unreasonable EastAfrica. Além de ser um Anzisha Fellow, é também um Acumen e Educate Fellow.
Os 12 finalistas do Anzisha Prize foram selecionados a partir de um impressionante lote inicial de 494 jovens empreendedores, mais do que as 339 candidaturas de 2014. O Prémio Anzisha orgulha-se de ter atraído candidaturas de 33 países africanos, com finalistas do Zimbábue e da Etiópia identificados pela primeira vez este ano. Foram também recebidas candidaturas de uma diversidade de sectores, sendo a agricultura que apresenta mais candidaturas. Agora no seu quinto ano, o Prémio Anzisha irá congratular estes jovens extraordinários durante a Semana do Empreendedorismo Global juntando-se às festividades a nível mundial. Os finalistas do Prémio Anzisha ganham uma parte dos 75 000 dólares e acesso a apoio contínuo para incrementar as suas empresas e expandir o seu impacto.

“Apoio a habilitação de startups que possam ter impacto social e gerar empregos, atendendo a que as necessidades reais das comunidades podem ser melhor satisfeitas através do empreendedorismo. Por isso tenho o prazer de me envolver com estes impressionantes jovens empresários no Anzisha Prize deste ano,” afirma Sangu Delle, CEO da Golden Palm Investments e um dos jurados.  

A equipa do Anzisha Prize está a promover uma campanha nas redes sociais em que o público pode votar no seu empreendedor favorito e deixar palavras de apoio e incentivo no site da Anzisha (anzishaprize.org) e no Facebook. Será atribuído um prémio ao finalista que receber o maior número de votos. O objetivo é apoiá-los na sua viagem pelo Anzisha e partilhar as suas histórias de sucesso com outros jovens. 

Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da African Leadership Academy (ALA).