sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

O EMBAIXADOR DA CHINA RECONHECE A IMPORTÂNCIA DO ENCONTRO

Bissau, 05 fev (ANG) – O embaixador da China na Guiné-Bissau disse esperar que o Fórum China-Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a decorrer de 9 à 11 de abril próximo, em Bissau, contribua para melhorar o desenvolvimento da economia dos países membros.

Huang Wua falava à saída de um encontro de trabalho com o ministro da Economia e Finanças, Geraldo Martins, em que debateram o estado das relações económicas e financeiras entre Bissau e Pequim e a forma como as desenvolver mais.

Huang Wua salientou que, pela sua importância económica e empresarial, os Governos guineense, chinesa e as autoridades da Região Administrativa Especial de Macau, estão interessadas em promover o almejado encontro de abril.

“As duas partes, assim como a China, através da Seção de Promoção Nacional do Comércio Internacional, já estão a trabalhar para o sucesso do fórum, e espero que os restantes países participantes estejam a fazer o mesmo”, afirmou.

Por sua vez, o coordenador do recém-criado Secretariado Técnico para preparação do fórum de empresários da China e da CPLP, Bruno Jawad, afirmou que o país pretende com o mesmo atrair investimentos chineses diretos para os setores-chaves, visando a promoção das potencialidades nacionais.

Na quarta conferência, decorrida de 5 a 6 de novembro de 2013, em Macau, as autoridades chinesas declararam, entre outros apoios, a disponibilização de cerca de 300 milhões de dólares americanos para empréstimos em condições favoráveis à países da CPLP.