quarta-feira, 16 de março de 2016

BRASIL: LULA ACEITA CONVITE DE DILMA PARA O GOVERNO E VIAJA PARA BRASÍLIA

O antigo presidente do Brasil, Lula da Silva, terá aceitado o convite da atual chefe de Estado, Dilma Rousseff, para assumir um cargo no governo do Brasil. De acordo com o jornal “O Globo”, o antecessor na cadeira do poder brasileira é esperado ainda esta terça-feira, em Brasília, para uma conversa com a sucessora com o objetivo de definir as condições para a sua entrada no executivo.

A eventual entrada do governo garante a Lula da Silva imunidade judicial, numa altura em que está no centro da investigação anticorrupção da operação “Lava Jato”. O ministro da Advocacia-Geral da União nega essa estratégia. “Ele não vem para fugir à Justiça. A eventual presença dele não se refere a blindagem criminal. Trata-se de uma pessoa que pode contribuir muito. Seria ofensivo (com o Supremo Tribunal Federal) dizer que Lula está sendo nomeado para ser blindado, até porque ministros estão submetidos ao foro do STF”, afirmou esta terça-feira José Eduardo Cardozo.

De acordo com algumas fontes próximas a Lula da Silva, Dilma teria pedido ao camarada do Partido dos Trabalhadores (PT) para assumir um ministério e com isso reverter no Congresso o processo de “impeachment”, isto é, o processo constitucional que pode levar à impugnação do mandato presidencial.

O Globo adianta que a principal função delegada por Dilma a Lula seria a de aproximar o Partido Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Por isso, antes de aceitar formalmente o convite para integrar o governo, o ex-presidente deverá realizar ainda algumas reuniões com figuras de destaque dos “peemedebistas”, incluindo o presidente do senado, Renan Calheiros.

Existe, no entanto, a teoria de que a entrada de Lula no governo poderá resultar no enfraquecimento de Dilma, com o antigo chefe de Estado a reassumir na sombra as rédeas do país. O Globo alega que a própria Dilma não se mostra preocupada com esse cenário.


O cargo à espera de Lula da Silva no governo, adianta alguma imprensa brasileira, será o de chefe da Secretaria-Geral do Governo do Brasil. Pela manhã, o antigo presidente partilhou um vídeo no Facebook a cumprir uma sessão de ginásio.