quinta-feira, 5 de novembro de 2015

LÍDERES MUNDIAS DA INDÚSTRIA DOS DIAMANTES REUNIDOS PARA A SEGUNDA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO DIAMANTE 2015:OMIGONGO


Esta cimeira de Oradores vindos do mundo inteiro é um fórum exclusivo para o diálogo e a cooperação entre líderes da indústria ao mais alto nível
WINDHOEK, Namíbia, 4 de november 2015/ -- Os líderes mundiais da Indústria dos Diamantes irão reunir-se no segredo mais bem guardado de África, Namíbia, para a Conferência Internacional do Diamante 2015 (http://www.diamondsnamibia.na/omugongo/index.html). A Conferência tem por tema: Omugongo, A Cut above the Rest. Este prestigiado evento realizar-se-á no Centro de Conferências Safari, na capital Windhoek, Namíbia. Esta cimeira de Oradores vindos do mundo inteiro é um fórum exclusivo para o diálogo e a cooperação entre líderes da indústria ao mais alto nível. O tema global da conferência centrar-se-á nos “Desafios da beneficiação de diamantes na África do Sul: Como podemos tornar esta indústria viável e sustentável.”

Definição de OMUGONGO: Uma grande árvore sob a qual a sociedade se junta para discutir democraticamente os assuntos que afetam a comunidade.

O governo da Namíbia mantém uma parceria com o De Beers Group, com uma participação de 50-50, tendo implementado em conjunto um plano de desenvolvimento de longo prazo que pretende construir uma indústria de lapidação nacional auto sustentável. Isto permitirá a sustentabilidade de uma indústria que representa cerca de 30% das receitas de exportação anuais da Namíbia, trazendo para o país fundos para a melhoria de infraestruturas, educação infantil e saúde nas comunidades locais.

Para proteger a ecologia marinha e as zonas costeiras em que se encontra a maior parte dos diamantes da Namíbia, são rigorosamente cumpridas as normas ambientais internacionais nas atividades de mineração de diamantes. Sujeito a verificação de forma independente, considerou-se que o abrangente plano de gestão ambiental da Namíbia está conforme a ISO 14001, assegurando uma sustentabilidade ecológica e económica a longo prazo das zonas de mineração. “Estima-se que a costa atlântica da Namíbia contenha uns 80 milhões de quilates de pedras preciosas, que foram levadas para o mar pelo Rio Laranja e poderão ser extraídas a partir de 2050,” afirma o Sr. Hamutenya, Comissários para os Diamantes da República da Namíbia.

Os diamantes da mais alta qualidade e um dos maiores depósitos de diamantes aluviais do mundo encontram-se na Namíbia. “Os diamantes da Namíbia alcançam os preços mais elevados porque são de elevada qualidade, carbono puro, sem manchas e não se desintegram… o que nos falta em quantidade sobra-nos em qualidade,” afirmou Kennedy Hamutenya em 2014.

O Ministro das Minas e Energia, Exmo. Sr. Obeth Mbul Kandjoze (MP), abrirá a Conferência de dois dias. O especialista no setor, Chaim Even-Zohar, irá coordenar a conferência. Entre os oradores estão: Exmo. Sr. Walter K. Chidakwa, Ministro das Minas e Desenvolvimento Mineiro da República do Zimbábue; Shihaleni E Ndjaba, Diretor Executivo (CEO) da Namibia Diamond Trading Company (Pty) Ltd; Burhan Seber, Presidente da Associação de Produtores de Diamantes da Namíbia (DIAMAN); Kombadayedu Kapwanga, Presidente da Câmara de Minas da Namíbia; e muitos outros.

Durante a conferência, o Museu Nacional das Ciências da Terra do Ministério das Minas e Energia exibirá algumas prestigiadas peças da Coleção de Design de Diamantes Shining Lights, algumas trabalhadas por designers namibianos premiados. Duração: de 24 a 27 de Novembro, inclusive.

Esta Exposição, intitulada The Heritage Journey, ilustrará o processo por que passam todos os diamantes: começando na mina e chegando à peça de joalharia acabada. A cadeia de beneficiação - que atinge todas as camadas da comunidade - será representada por profissionais das associações de cortadores e produtores de diamantes que, durante a exposição, mostrarão como são cortados os diamantes e transformados em joias.

Os delegados namibianos e internacionais tirarão partido do Museu, pois este promove o conhecimento das geociências e serve como repositório de minerais, rochas, meteoritos e fósseis da Namíbia através da exibição de rochas e minerais, minas namibianas, meteoritos e fósseis. Neste período será também lançada a nova edição do livro “The Diamond Journey”, realizado sob a orientação do Conselho dos Diamantes da Namíbia.

No final da Conferência os participantes estarão presentes no Jantar de Gala nos Jardins do Parlamento, cortesia da Assembleia Nacional. Sua Excelência a Primeira-Ministra Saara Kuugongelwa-Amadhila foi convidada para abrir a cerimónia. Michelle McLean-Bailey, antiga Misse Namíbia e Misse Universo será a anfitriã desta noite de prestígio. Michelle dedica-se também à filantropia e é fundadora de diversas organizações de caridade, incluindo a Escola Primária Michelle McLean e a Michelle McLean Children's Trust, ambas na Namíbia, oportunidades para as crianças crescerem através da educação.

De acordo com o Sr. Hamutenya, o Conselho dos Diamantes da Namíbia orgulha-se de ser o anfitrião deste evento, para mostrar ao mundo a joia escondida que é a Namíbia e o papel que o Conselho desempenha nesta indústria. Esta responsabilidade inclui a função consultora do Conselho junto do Ministro das Minas e Energia sobre muitos assuntos relacionados com a indústria dos diamantes e a facilitação da promoção e da proteção da indústria. 
Distribuído pela APO (African Press Organization) em nome da International Diamond Conference 2015.