terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

REFLEXÃO 4: COMO SER UM BOM “PROFESSOR”??????????

Os 13 passos importantes:

1
Dê o exemplo. Lembre-se de que você é o professor. É importante que você seja uma figura importante aos olhos dos seus alunos. Lembre-se de que eles te admiram e irão tentar imitar seus modos. Se você for rude ou tiver atitudes inapropriadas, os estudantes terão um modelo de comportamento impróprio. É vital que os alunos te vejam como uma pessoa confiante, para que eles sigam a sua liderança e se sintam bem confiando em você. Todos os alunos, independente da idade, precisam de alguém em quem possam se apoiar, admirar e confiar.

2
Tenha consequências bem definidas. Estabeleça consequências específicas para quando as normas forem quebradas. Decida quais serão estas consequências e então implemente-as de maneira consistente. Elas devem seguir um modelo que comece com um sinal não-verbal (como apenas olhar para um aluno), indo para um sinal verbal (pedir ao aluno para parar de conversar), passando por um aviso verbal (se isto continuar haverá consequências) e chegando à aplicação da consequência. Você é quem escolhe tipo de consequência, dependendo do programa da escola. Muitos colégios têm um sistema de detenção (os alunos detestam as detenções), ou talvez escrever redações, ou sentar-se longe dos colegas.

3
Seja solidário. Bons educadores criam relações sólidas com seus estudantes e demonstram se importar com eles como pessoas. Eles são afetuosos, acessíveis, entusiasmados e atenciosos. Esteja disposto a ficar na escola após o horário de aula para ajudar os alunos ou para participar dos comitês e atividades, e demonstre compromisso com a escola.

4
Estabeleça algumas regras básicas. Você deve ter de três a cinco regras básicas. Estas são as normas que, quando desobedecidas, dão motivo para o esquema de consequências esboçado acima. Experimente deixar que a turma sugira tais regras: faça com que os alunos discutam e escrevam ideias, pois isto contribui para que eles sintam que são ouvidos e que você se importa com suas opiniões e ideias. Ao mesmo tempo, você estará estabelecendo uma base diante da qual eles serão leais, por a terem criado. Aja como um mediador para garantir que as normas determinadas são adequadas. Algumas delas podem ser, por exemplo, ficar quieto quando o professor estiver falando, respeitar uns aos outros e terminar o dever de casa e de aula.

6
Mantenha a paz dentro de sala de aula.
7
Nunca desaponte seus alunos quando eles trouxerem problemas até você. Mesmo que eles não estejam no programa escolar, tente ajuda-los usando a Internet ou a biblioteca. Isto fará com que vocês dois ganhem um pouco mais de conhecimento.

8
Faça perguntas sobre o básico antes de se aprofundar em um tópico. Deixe claro os pontos básicos que os alunos pareçam não conhecer.

9
Faça novas perguntas básicas à turma, em vez de perguntar sobre algo que foi ensinado hoje. Todos precisam de algum tempo para aprender.

10
Crie uma competição positiva.


11
Seja esperto para desviar a atenção dos alunos de tudo que não esteja relacionado à aula.


12
Atraia o interesse dos alunos para o tópico em vez de mandá-los estudar.

13
Compreenda que todos os tópicos presentes no livro têm uma aplicação prática. Não se esqueça de discutir esta parte, pois ela é a mais importante.